Aqui é contada a história do Galaxie, 500, LTD e Landau de uma forma como você nunca viu. Com uma perspectiva de um apaixonado pelo carro desde 1998 que se formou Engenheiro Mecânico pelo seu amor ao carro e desde 2007 trabalha dentro da indústria automobilística.

Do início ao fim, uma linha do tempo de propagandas e notícias do Galaxie e de sua Fábrica - Parte 5

Aqui começa a parte 5, a última da saga de propagandas do Galaxie.

Se você perdeu as anteriores pode acessar elas aqui:
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4

25/Nov/1978: O mais imponente da linha, o mais bonito também

A propaganda foi bem omissa ou simplista ao listar a mudança da linha 1979 do Galaxie, que além do ar condicionado que ela mencionou passou a ter ignição eletrônica computadorizada, tanque de 107 litros e outras coisas que eu mencionei nesse post aqui ateriormente.


05/Mai/1979:  O início dos carros a Álcool, e o importante papel do Galaxie nessa jornada
Aqui temos um registro de um dos primeiros Galaxie a ácool, um 1976 que recebeu um motor adaptado em 2 dias (trocar o motor do Galaxie da para ser feito em bem menos de 3 horas), possivelmente foi trocado não somente o motor, mas o tanque, linhas de combustível, etc, gerando um consumo de 2 km/L, infelizmente a reportagem não deu detalhes do carro quanto a sua transmissão/modelo.

11/Jun/1979: Desenho Original que deu origiem a plaquinha da Série Especial

Essa maravilhosa contribuição veio do próprio Luiz Hetessy Junior, desenhista técnico da Ford na época, ele foi responsável por todos os desenhos de emblemas, grafias de painel, relógio, etc. Como diz meu amigo Clodoaldo Lazareti, "um espetáculo!". Podemos ver que esse desenho é datado de 11 de junho de 1979, daqui ele seguia para a empresa que iria produzir a plaquinha que enfeitaria o porta luvas da Série Especial.

14/Jul/1979: O carro do Presidente agora álcool!
Enquanto o Série Especial era preparado, a Ford fazia sua propaganda do carro do Presidencial. Testado anteriormente no carro do Governador em maio de 1979, 2 meses depois estava apto a assumir o carro da presidência.

24/Jul/1979:  A propaganda do Série Especial

Sete dias após o início de produção aproximadamente (o primeiro carro do CNG é do dia 17 de Julho de 79) a propaganda chamava atenção para todos irem conhecer a edição comemorativa dos  60 anos de Ford no Brasil.

25/Jul/1979:  Fábrica quase dedicada ao Série Especial

Planejado para ser produzido até Setembro, porém as coisas não sairam tão quanto o planejado. Apesar do último carro que eu conheço a data ser de 30 de Agosto de 1979, ainda houveram pelo menos 20 chassis após esse último. E algo acontecera em Setembro e Outubro de 1979, foram produzidos apenas 35 e 86 carros respectivamente (comparados com Agosto que foram produsizos 296 e Novembro com 393).

03/Ago/1979: LTD, Landau e Série Especial juntos

Notem que a Ford aqui anuncia o Landau com transmissão automática como sendo de série (uma vez que ela se encontrava na lista de opcionais para o LTD) porém muitos Landau 1979 sairam com transmissão manual, e o último Landau Manual que se conhece foi justamente um Série Especial datado de 30 de Agosto de 1979.


O melhor carro do Brasil, sem dúvidas! Como já mencionei em algum outro post, a tiragem reza a lenda foram de 300 unidades. Do primeiro Chassi conhecido até o último temos aproximadamente 450 carros, porém nesse meio existem LTDs, aproximadamente 50 Galaxie 500, e mais outros Landaus que não eram série especial, sendo que o CNG conhece 11 Landaus desse período que não são S (Bordeaux Scala Metálico) de plaqueta.
E assim o 1979 saia de cena, com aproximadamente 5400 unniades produzidas, também o modelo que mais se encontra no CNG.


01/Dez/1979: Na imagem podemos ver uma paisagem, e ao fundo algumas montes e vales

Lançado em Setembro/1979 (mês com uma grande baixa na produção daquele mês com apeanas 42 unidades, demonstrando o possível problema de lançamento da linha 80, guardando as grandes mudanças estéticas para a linha 81) o Landau modelo 80 trouxe um redesenho na capa dos bancos (que havia tido sua estrutura alterada no modelo 1979), foi nesse ano que o teto passou a ser revestido com tecido, tanto no Landau quanto no LTD. Foi também na linha 80 que o espelho retrovisor do lado do motorista ganhour controle interno (e o Galaxie nunca teve retrovisor do lado direito). O porta malas teve sua abertura agora acionada por um botao dentro do porta luvas. Ele ganhou também o escapamento duplo e a lanterna lateral auxiliar que agora se acendia junto com as lanternas e por fim o Azul Clássico Metálico que acabou se tornando realmente um clássico de repinturas, sendo que muitos carros do Cadastro Nacional do Galaxie que se encontram modificados foram pintados nesta cor. A linha 80 se despediu da fábrica em agosto de 1980 com quase 3000 unidades produzidas.

11/Out/1980: O mais importante automóvel do Brasil

Estreiando em Setembro de 1980 a linha 81 trouxe a última re-estilização da linha conforme eu ja falei anteriormente, luzes de ré passariam a integrar o conjunto de lanternas deixando o para-choque traseiro limpo mais uma vez, A mini grade no vão do para-choque dianteiro, novas pinças de freio, a adição da barra estabilizadora traseira, cintos de 3 pontos e o último re-desenho da capa dos bancos, e a bendita e polêmica cor Verde Palma Metálica essa exclusiva do Landau. Nas propagandas do LTD a Ford dizia que a cor disponível para o LTD era Verde Gramado metálico, não sei se o Marketing errou ou se houveram dois verdes em 81 mas aparentemente houveram dois e eu nunca vi um Landau 81 Verde, somente LTD. O Verde Gramado era uma cópia do Verde Itapeva Metálico do modelo 80. Uma cor que também foi lançada para 1981 porém não foi mencionada foi o Prata Régio Metálica que também coloriu alguns Landaus do Cadastro Nacional do Galaxie.

08/Nov/1980: Não foi adaptado, foi realmente um grande projeto da Ford para o Álcool

O primeiro carro de luxo do país, na verdade ele foi o primeiro carro em muitos os aspectos.

28/Fev/1981:  O consumo de um Landau Álcool

O carro do presidente fazia uma média de 5.2 km/L de álcool. Aqui gostaria de fazer um comentário que eu falo muitas vezes para um monte de gente, consumo médio, entre outras coisas é uma coisa muito difícil de se comparar e estabelecer. Mesmo num ambiente mais controlado possível nós encontramos variações de 2 a 3%, então as vezes as pessoas vêm com formulas mirabolantes e falam, meu carro faz 10 km/L, é possível, mas não se aplica a todos.  Enfim, o Galaxie Álcool fazer 5,2km/L é possível? Com certeza... depende das condições.

18/Jul/1981: A despedida da linha 81, mais uma bela paisagem com a natureza ao fundo

Uma coisa que eu já falei anteriormente mas certos entendedores discutiram comigo foi o pinstripe (a faixinha branca ou colorida da pintura dependendo dos anos). Ela nunca foi grossa, ela tem um pouco mais de 1/8" de polegada ou 3.2mm cada uma das faixinhas, espassadas pelos mesmos 1/8". Ela era pintada manualmente e sem mascara, era apenas utilizado um guia no início para treinamento do operário ou era para se manter o padrão. Aqui nos Estados Unidos acreditem, isso ainda é moda mesmo nos carros novos, e eu tive o prazer de ver um cara fazendo ao vivo na concessionária em dois carros, sem máscara, sem guia, sem nada, e o resultado foi absurdamente igual (quem sabe faz! e consegue repetir).
Com aproximadamente 1800 unidades o Landau 1982 se despedia em Setembro de 1981.

26/Dez/1981: Tratamento de 1a. Classe desde 1967
Em Agosto de 1982 era lançado o penúltimo ano modelo do maior e melhor caro já produzido no Brasil. A propaganda apresentada em dezembro detalha bem alguns componentes da linha como o Interior Kasman Azul Marinho e ainda  mostra o Rádio ainda com os botões pequenos, porém alguns carros do final de 1982 receberam o rádio já com botões grandes que enfeitou os painéis de todos os modelos 83.
Com aproximadas 1000 unidades a linha 1982 deixou a cena em Julho de 1982, abrindo espaço para a mais querida linha na minha opinião, a última, aquela que deixaria saudades, e aquela que eu tenho o prazer de compartilhar como ano do meu nascimento, 1983.

11/Dez/1982: O Grande Clássico - Único

Como se pudesse falar, ele deixara o mercado brasileiro de ruas nebulosas e tortuosas com grande estilo. Deixou para trás toda e qualquer concorrência, e traçou uma longa e linda estrada de 17 anos. Imponente e sóbrio, sempre se impôs de frente para o seu seleto público, mesmo no momento de seu adeus.


08/Dez/1984:  O vocal dos Rolling Stones também andou de Landau, no detalhe o forro de porta

O desenho do Forro de porta entrega que era possivelmente um Landau 1979, um carro com quase 5 anos de uso já apresentava aquela "enrugada" no forro de porta.

07/Dez/1985: As lindas e gigantes Limousines

São lindas mas infelizmente alguns carros acabaram morrendo para que elas surgissem, quase que em 100% dos casos quando você ver uma limousine Galaxie você está vendo dois carros, sendo que um infelizmente morreu para que surgisse essa versão linda e gigante.


04/Abr/1987: Salão do Automóvel de 1987

Com o final do Galaxie e a criatividade do Brasileiro, empresas passaram a "destruir" os Galaxies em busca de algo diferente, Como essa casa ambulante em cima de um Galaxie.


06/Jun/1987: Galaxie do Juscelino Kubitscheck

Carro que ocupa a posição 1974 do Cadastro Nacional do Galaxie, o Galaxie 500 Vermelho Jambo do  Ex Presidente JK foi reformado pelos meus amigos Dino Dragone e Fabiano Tilli, se encontra hoje no Museu em Brasilia.

03/Fev/1988: 5 anos depois do último landau ter deixado as linhas de montagem

A nóticia adiou em um ano o fim da produção, quem nos dera tivesse sido verdade,  fato que ela mostra que mesmo 5 anos depois ainda existiam consumidores do Galaxie que vinha valorizando quando o normal seria uma desvalorização.


07/Abr/1990: O extinto museu do Galaxie

Gostaria de saber aonde anda esse Landau 1983 zero, infelizmente quando a concessionária de Arno veio a falência o museu foi desfeito e os carros foram vendidos, alguns deles se encontram no Cadastro Nacional do Galaxie.


15/Dez/1990: O carro do Presidente estaria para se aposentar depois de mais de 7 anos de Serviços

Nunca mais um presidente teria um carro no nível do Landau, tanto que a mercedes foi cogitada porém mesmo assim a troca seria com prejuizo para o conforto. O Landau presidencial deixaria saudades.

09/Fev/1991:  E lá estava ele, ao pé da rampa do planalto, o melhor e mais importante carro do Brasil

E assim se despediu da presidência, de forma elegante e sóbria 8 anos depois de ter deixado de ser produzido, o carro que deixou saudades.

02/Fev/1993:  Uma década da despedida de produção do Landau

Enio Brandenburg, um dos caras mais fanáticos por Galaxie que o Brasil já conheceu, tão fanático que inclusive sumiu (risos...), mas brincadeiras a parte, o Enio é um cara fantástico, só por seu gosto imensurável pelo Galaxie. Ele que tinha muitas coisas da Ford e inclusive sabia quando o último Landau passou pelas linhas de montagem, no dia 2 de Fevereiro de 1983 o último Landau  percorria os últimos metros e processos de sua linha de produção para deixar uma saudade e um eterno buraco no portifólio de veículos de extremo conforto e silêncio no Brasil, e foi quando no dia 3 de Fevereiro de 1983 ele recebia sua data de produção e seu OK final para ir de encontro com seu mais que feliz proprietário, colocando assim um ponto final na história do Galaxie Brasileiro, sem grandes festas, sem alarde como de seu lançamento. A verdade é que para uma montadora ela tem carinho até quando aquele produto gera dinheiro, e mesmo que gerasse dinheiro (afinal era o mais caro do Brasil) o Landau naquela altura do campeonato impedia a Ford de ganhar mais dinheiro, afinal ele disputava um lugar de processo junto com os mais que rentáveis caminhões.



E assim termino a saga das propagandas que eu tenho e conhecia as datas, prometo ao longo dos tempos ir incluindo mais propagangas assim que eu as for encontrando.



Um Galaxie Abraço!!



Até a próxima!

Comentários

  1. Existiu o Galáxie 500, Ltd e Landau.
    Existiu o Galáxie Ltd Landau?

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  2. Que maravilha esse site sobre o Galaxie, sempre foi minha paixão. Lembro quando foi lançado. Morava em Marilia, e na autorizada tinha dois, um vinho ne um branco. Depois, mudei para Assis, um pai de um amigo (1968 ou 1969) tinha comprado um Galaxie, daí eu corria até a avenida principal, para ele passar e dar carona até a escola. Que beleza.
    Um abraço a todos que amam o Galaxie.

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  3. Sobre as Pin Stripes, as listrinhas que percorres a carroceria lateral do Landau, algém sabe dizer exatamente qual é a cor que é pintada essa faixa? Tenho um Landau ano 1979 Edição Especial na cor Scala Bordeaux e preciso pintar essas faixinhas. Mas ora ela me parece ser um branco meio acinzentado; ora ela me parece prateada. Um abraço.

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