Aqui é contada a história do Galaxie, 500, LTD e Landau de uma forma como você nunca viu. Com uma perspectiva de um apaixonado pelo carro desde 1998 que se formou Engenheiro Mecânico pelo seu amor ao carro e desde 2007 trabalha dentro da indústria automobilística.

Onde fica o número do motor do Galaxie 272,292 e 302?

Eu respondo essa pergunta várias vezes durante o ano nos grupos do whatsapp e páginas do Facebook. A questão é que naquela época os “números de motor” não eram bem números, mas sim um controle interno da montadora que não tinham a finalidade de “serem únicos” ou muito menos usados como número de motor como prevê a lei Brasileira hoje. Eles eram apenas um número de controle temporário da montadora, porque temporário? Porque poderiam repetir depois de um certo tempo ou poderiam coincidir com outros números de montadoras.
Mas e aí? Que número devemos usar? 

Os motores V8 302 que equiparam os Mavericks desde ano de 1973, e os Galaxies a partir de Outubro/1975 tinham o número na face horizontal que fica atrás do coletor de admissão, como mostra a figura abaixo que eu recebi da própia Ford, num arquivo da sua Fábrica de Motores (FM) do Ipiranga, um arquivo com foto de época datado de Julho de 1981. 
Localização do Número do Motor Ford V8 302

Abaixo eu trago pra vocês a carta laudo da Ford de quando precisei refazer a documentação de um dos meus Galaxies:

Num caso bem curioso podemos observar na figura abaixo o número do 302 com alguns algarismos grandes (que devem ser de controle de concessionária ou retíficas no que eu acho mais provável) e 5 algarismos pequenos que eram de fato o número do motor 302.

Número do Motor V8-302 (número pequeno)

Somente Galaxies com motor 302 houveram pouco mais de 27000 carros, sendo os motores Gasolina numerados de 0 até 24549 e A0001 até A2492 para os motores Álcool. Como esse número de motor era um número crescente eu tenho certeza que existam outros motores de outras montadoras com o mesmo número, afinal, na época deles o número de motor não era mandatório. (Os motores de Maverick possivelmente serão repetidos com os do Galaxie)

“Ah, mas o número do 302 fica ali na frente, perto da bomba d’água logo abaixo do distribuidor”. ERRADO!!! Aquele número não era bem um número, e sim um código da data de produção do motor conforme aponta esse site americano. Isso justifica o porquê muitos carros tinham o mesmo número de motor também. O Número que era composto por 4 algarismos exemplo: 6L18 ou seja, 1976 - Novembro - 18 (o primeiro número era o final do ano, a segunda letra indicava o mês Conforme a tabela abaixo,  e os dois últimos o dia).
A- Janeiro                             G- Julho
B- Fevereiro                       H- Agosto
C- Março                          J- Setembro
D- Abril                             K- Outubro
E- Maio                          L- Novembro
F- Junho                         M- Dezembro

Do Inglês: Estampado no bloco logo abaixo do distribuidor está data de montagem em código. Esse código conta quando o motor foi montado.
É uma informação legal de se saber, quando ele foi montado, porém caso ele não esteja mais ali não se desespere, talvez seu motor passou por uma retifica onde a superfície onde essa data fica é usinada juntamente com a face do bloco conforme pode se ver na figura abaixo:

A seta verde mostra onde fica o número do Motor 302, se houver, uma vez que esse número era apenas um número de controle como já foi mencionado algumas vezes


Os Y-Block (ou motores 272 e 292) tinham o número de motor com um pouco mais de controle pois haviam mais algarismos (pelo menos nos 292 haviam 9, sendo os 4 primeiros indicando a data de produção assim como descrito no 302 e 5 números, exemplo: 3B1012345 ou traduzindo 10 de Fevereiro de 1973 12345) e teoricamente poderia ser usado como um número de motor, porém esse número poderia coincidir também, com menos probabilidade, ou até mesmo coincidir com números de motores de outras montadoras afinal, é apenas um número que não tinha finalidade para distinguir um motor único na face da terra. Diferentemente de hoje em dia que os motores normalmente possuem 10 (ou as vezes mais) algarismos finais do chassi do carro, tornando-os mais próximos de serem únicos.
A localização do número dos Y-block fica na bossa de fundição indicada pela seta Azul/Laranja abaixo, que quando o motor está instalado no carro você só consegue ver o número por baixo do carro, uma vez que ele está estampado “no teto” dessa bossa.


Localização do Número do Motor Y-Block 272 e 292 fica embaixo deste lugar aonde aponta a seta azul.

Como exemplo esse 292:    9 (1969) H (Agosto) 4 (dia 4) 23126 (número sequencial de motores)


E os DETRANS como lidam com isso? Os DETRANS apenas seguem uma regra que foi criada “depois do jogo”, sendo que, se fosse um país decente e com leis decentes a regulamentação iria adequar os carros que não seguiam um padrão anteriormente a custo do estado, mas não, os DETRANS apenas negam/reprovam os carros e empurram a responsabilidade para os proprietários para se adequarem à regra nova, triste realidade. Outro fato curioso é que eu já ví vários motores com número de ordem de ignição, número da matriz de fundição, entre outros números que os "leigos" usam para definir como número. Portanto se seu carro teve a vistoria reprovada ou se o número bateu com outro carro será preciso BOM SENSO de quem está analisando pois não existia número de motor na época em que o carro foi feito, e apenas um número de controle interno.

Como sempre, espero poder ajudar os Galaxeiros!!!

Um Galaxie Abraço!! 

Comentários

  1. Não consigo encontrar f 100 272 não fica no mesmo lugar do galaxie

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    1. deveria... o numero fica de ponta cabeça... como de quem olha por baixo do carro.. nao da para ver pelo lado

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  2. Oque significa esses números nós motores? 290, 150, 350 nós carro

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