Aqui é contada a história do Galaxie, 500, LTD e Landau de uma forma como você nunca viu. Com uma perspectiva de um apaixonado pelo carro desde 1998 que se formou Engenheiro Mecânico pelo seu amor ao carro e desde 2007 trabalha dentro da indústria automobilística.

Do início ao fim, uma linha do tempo de propagandas e notícias do Galaxie e de sua Fábrica - Parte 3

Para a parte 3 de nossa jornada de propagandas e notícias, após a despedida da linha 70 em setembro/1970 na parte 2, damos início a esta parte com o lançamento da linha de 1971 que teve seu início de produção em Outubro de 1970.
Se você perdeu as partes anteriores acesse aqui a Parte 1 e a Parte 2.


03/Out/1970: Era e sempre foi uma excitante experiência, desde seu lançamento até hoje

Uma fera Vermelha Calypso, provavelmente no centro hípico de SP, notem que a Ford pegava forte com as qualidades do carro ao comparar ele com os internacionais.

28/Nov/1970: A linha 1971 foi a que recebeu mais divulgada e com belíssimas propagandas
Que perfeição de pin-striping (faixinhas pretas) neste Azul Astral Metálico, e as famosas calotas "turbina" que em minha opinião são as mais bonitas da linha Galaxie, calota essa que era opcional de luxo nos modelos americanos de 1968 até 1973, porém nos EUA ela teve um miolo único o da coroa, no Brasil ela chegou a ter o escrito LTD junto com a coroa. O LTD-Landau da propaganda ainda contava com o emblema Ford-O-Matic (Cruise-O-Matic nos EUA) no paralama dianteiro indicando ser automático.

28/11/1970: 190 fogosos cavalos!

Propagandas inteligentes e apelativas, que imagem! E com essas propagandas de Novembro ele fez sua aparição nas 4Rodas de Novembro e Dezembro de 1970

4 Rodas - Novembro/1970: O Novo Galaxie 500

Já que não temos nada a nos apegar, vamos falar de freio!

4 Rodas - Novembro/1970: Padrão sem Padrão a critério de quem testa sem critério (essa seria a definição mais correta)

"O motor do Galaxie, porém, não lhe permitia um desempenho equivalente ao seu preço", engraçado, lembram quando eu coloquei no post de lançamento do Galaxie (ver aqui)  que a 4Rodas em nenhum momento falou mal da performance do carro, pelo contrário, elogiou e muito, agora a mesma revista vêm e fala uma dessas, enfim, mais uma prova do que eu falei na parte 2 desta série, que não têm padrão ou muito menos controle do que fazem, será que sabiam o que estavam fazendo? Velocidade maior sem alterações no carro, simplesmente porque houve melhoria geral no nível de fabricação? Oi, onde testamos os carros, quais condições de temperatura atmosférica e pressão? Foram controlados os testes com teste de gasolina? Enfim, não sabiam o que faziam, mas nós precisamos falar mal de algo né? Então vamos inventar! :) 

4 Rodas - Novembro/1970: Os dados devem ser vistos com carater informativo apenas, eu não acredito em nenhum dos números, não sem saber os padrões de teste, se eram seguidos e controlados, porém como não são até hoje então... 

4 Rodas - Dezembro/1970:  O mais suave dos Landau
Depois de Testar o 500 e falar as gerais abóbrinhas vamos ver o que nos  aguarda para esta edição onde o LTD-Landau foi testado:

4 Rodas - Dezembro/1970

Nota que o aparecimento do hidrovácuo foi na linha de 1971, anteriormente todos os galaxies tinham seus freios com aquele famoso "burrinho" de freio, coisa que é rara de ver hoje em dia, um Galaxie 67-70 com eles, a maioria foi atualizado para o sistema de hidrovácuo com um reservatório de plástico para se observar o nível de óleo. 

4 Rodas - Dezembro 1970:  Painel de dificil leitura, freio que pula, bom não estamos falando das carroças da época, estamos falando de um carro que não era pra qualquer um dirigir.



4 Rodas - Dezembro 1970: Merecia um motor maior não pelo fato de ser ruim, mas sim por que gostamos de V8 e nada substitui o tamanho de um motor :) 

16/Jan/1971: Investimentos das montadoras e uma foto de um Galaxie 500 1970 na fábrica do Ipiranga

Que Imagem linda da fábrica, onde a carroceria do 500 era içada para sair da linha de montagem de carroceria e migrar para a linha de montagem de chassi. Esse era o momento anterior ao "casamento" da carroceria com o Chassi. Que coisa linda! Um 500 1970 pela combinação do emblema da coluna C do teto e as lanternas traseiras da primeira geração.

27/Fev/1971: Se você procura silêncio, procure dentro do Galaxie!!

Sem palavras, concordamos com todas as que estão na propaganda!

4 Rodas - Março 1971 - 6 Carros Brasileiros sendo julgados

4 Rodas - Março 1970 - o LTD-Landau não pode ser comparado a nenhum outro carro nacional. Sim uma absoluta verdade!

Chega de 4 Rodas, vamos as propagandas do nosso carro, não coloquei a reportagem inteira pois o foco do nosso blog é o Galaxie, mas se quiserem acessar existe um blog bacana que traz todas as 4 rodas antigas, procurem pela edição 128 :)
Vocês estão prestes a presenciar a mais intensiva propaganda do Galaxie em todo seu período de existência, quase que equivalente à seu lançamento, motivo? Não sei, talvez uma crise onde em 1971 não compraram muitos carros? Fato que isso gerou aquela "mascarada" em carros 1971 para virarem 1972.

24/Abr/1971: Entre para o mundo particular do LTD-Landau

Que carro maravilhoso, sou suspeito para falar de carro branco.

19/Jun/1971: Lembram da foto da fábrica? Olha a diferença entre as lanternas e o mesmo emblema da Coluna C

E aqui chegavamos no ponto em que o marketing foi instruido, precisamos vender mais, façam propagandas! Essa por sinal era bem bacana!

3/Jul/1971: Pinstriping branco com azul, que combinação espetacular!

21/Ago/1971: O Carro que leva você com classe ao mundo que é seu!

11/Set/1971: O padrão de nomenclatura era mais ou menos de 2 nomes para o carro, com o nome da marca a frente. FORD GALAXIE 500, FORD LTD-LANDAU

Como eu disse anteriormente ficaria estranho falar FORD GALAXIE LTD-LANDAU, não estranho mas era muito grande para um marketing efetivo, e a ford optou por não fazer e tentar diferenciar os seus consumidores mas isso nunca aconteceu, eram os carros mais caros, seus consumidores já eram diferenciados.

16/Out/1971: Nessa foto foi a meio decadência do marketing, uma das únicas onde a coroa da calota não foi alinhada antes da foto.
E com essa propaganda o modelo 1971 deixava a cena, porém o modelo 1972 não traria nenhuma novidade externa aparente, a única que ele traria seriam os freios a discos que pela primeira vez passava a incorporar o carro. A linha 1972 pelas plaquetas teve  seu inicio em Novembro de 1971 porém como eu mostrei anteriormente (e postei o link ai em cima mas segue aqui de novo) algumas unidades do modelo 1971 foram convertidas em 1972 para serem comercializadas, talvez por terem ficado encalhadas? Não sabemos, no post do link eu "desdobro" essa história.

23/Outubro/1971:  Propaganda apontando o novo freio a disco, porém a data da propaganda é anterior ao início de fabricação do modelo 1972

Essa data anterior a das plaquetas mostra mais uma vez que a minha teoria é forte, gostaria de analisar mais carros 1972 para ter certeza disso porém são os carros que menos temos no CNG. Julgando que o NOVO da propaganda se referia ao lançamento da linha 1972 mas eu acredito que sim. Uma vêz que essa é a última imagem da linha 72, ou seria a primeira, enfim, creio que o carro da foto era um 71, pois o friso traseiro não acompanha a linha da carroceria, a linha 1972 passou a acompanhar a linha da carroceria, mas não está claro pra mim como foi feito isso mas eu noto que muitos 72 têm ele acompanhando o desenho, portanto eu creio que foi a diferença adotada, inclusive nos 71 que foram transformados em 72.

13/Nov/1971: Essa propaganda é bem conhecida também

Com certeza, o melhor carro para andar em qualquer estrada!

11/Dez/1971: 3 milhões de veículos

Até podiam ser 3 milhões de veículos, mas carros, nesse momento tínhamos aproximadamente 30 mil apenas, sim 30 mil galaxies aproximadamente já haviam sido fabricados até aquele momento.

15/Abr/1972: A verdadeira sala de estar!
Os cintos provavelmente foram escondidos no banco ou eram apenas disponíveis no banco dianteiro, eles podem ser vistos na matéria da 4 Rodas  de Dez/1970 que eu postei acima, e como postei na parte 2 eles eram opcionais até aquele momento. E assim, em abril a linha 72 (ou 71? rsrs) deixava a cena cumprindo seu papel dando espaço para até então mais antecipada linha, a 73 que começou a ser produzida em MAIO/1972. 
Importante falar que o LTD também se despedia do pinstripe (a faixinha acompanhando a carroceria), uma vez que a linha 73-75 teria o paralama dianteiro arredondado, a referência para se executar o pinstripe se perdia.

24/Jun/1972: Talvez o segundo "lançamento" do Galaxie, fato que foi a primeira grande re-estilização da linha

Mais uma vez uma grande festa para um grande carro, 4 grandes carros, dois 500, estreiando o Branco Nevasca, e um Marrom Terracota possivelmente, e dois LTD-Landau, um Vermelho Imperial  Metálico com vinil areia (que era chamado de branco por vezes) e um Azul Metálico, que possivelmente era um Turquesa Mônaco Metálico como mostra a foto postada pelo Dino Dragone do salão do automóvel onde foi apresentado a linha 1973.



O lançamento foi em Junho, e a Ford já produzia o modelo fazia 1 mês, processo normal nos dias de hoje para encher os estoques das concessionárias para a alta demanda de lançamento.

24/Jun/1972: Mega propaganda de lançamento para a linha 1973

Eu já falei anteriormente sobre o lançamento da linha 1973 com o material oficial de lançamento (veja aqui) mas essa propaganda foi uma das mais legais que sairam em revistas.

01/Jul/1972: exatamente um dos primeiros carros produzidos, a plaqueta do azul é a fina, igual da linha 70-72

Muito dos textos da revista foram retirados do material de imprensa que eu postei anteriormente, foram colocados exatamente o mesmo texto em alguns casos, sim naquela época já havia o "ctrl+c ctrl+v". A reportagem ainda termina com uma frase fantástica, "O sonho de muita gente está sintetizado nessas máquinas" sim, concordamos!

06/Jul/1972: Mais uma bela propaganda! Com a frente mais distinta da linha. 

A frente que muitos gostam e outros nem tanto, eu particularmente não gosto, acho a do 500 da linha 73-75 a mais bonita, tanto que nos dois 74 que eu tive eu coloquei a grade do 500.

06/Jul/1972:  Quem nunca subiu num Galaxie, pois é até nas matérias fizeram isso. Mais uma vez o texto da matéria contém o material oficial de lançamento.
A famosa calota turbina abria espaço para uma mais simples, usando o mesmo miolo agora com o LTD escrito e os raios estampadas e pintados, consideravelmente mais leve que a anterior por exemplo. (as anteriores pesavam em torno de 3.5 kg!)

19/Ago/1972: Mais uma propaganda bem conhecida, o Galaxie sempre foi melhor que qualquer carro

Sabe aquele documento do detran que fala 5L ou 5P então, "detran fazendo detranzisses", o Galaxie sempre teve capacidade para 6 ocupantes e inclusive foi alvo de sua propaganda por diversas vezes.

11/Out/1972: Sabe as carroças da época? Então, o Galaxie não era assim.

Essa propaganda foi cedida pelo amigo Juninho Fonseca, do Maverick na História, meu parceirão na busca de coisas antigas, ele é o cara do Maverick e cuida do CNM o Cadastro Nacional do Maverick.

13/Jan/1973: Ganhamos na mega sena, o que fazemos?? Compramos um Galaxie!

As irmãs compraram um LTD-Landau 1972 (pelos frisos laterais e painel), com rodas Scorro, e isso me lembra uma coisa, um amigo teve dificuldades de por a placa preta em seu carro por causa das rodas de época que ele tinha, por causa de um "entendedor" de carros membro da FBVA também, ai eu me pergunto o que ele sabe de carros se não sabe nem montar o componente mais simples do carro, a vela de ignição? Não estou dizendo que precisa conhecer de mecânica para entender de carro mas se você quer fazer coisas relacionadas a carro é obrigação saber o BÁSICO!

27/Ago/1973: Essa também é famosa

Os frentistas dançando break com o Galaxie 500 67-68 em agosto de 1973, mês esse que a linha 73 dava espaço para a linha 74 com novas cores, como a mais comum e marcante "Ouro Libra Metálico".

4 Rodas - Nov 1973: Teste da linha 1974

E mais uma vez nossa "amiga" revista fala dos freios, mas nas fotos dos testes já podemos ver inconsistências como teste efetuado com quebra ventos abertos em pista não controlada.

4 Rodas - Nov 1973: Teste da linha 1974

Mimimi o motor, mimimi o freio, ué, quando lançou o carro foi elogios até dizer chega, quando entrou o 292 também, agora não mais? Trambulador duro?  Vai entender, bom vou apenas colocar a matéria, leiam e tirem suas conclusões.

4 Rodas - Nov 1973: Teste da linha 1974

4 Rodas - Nov 1973: Teste da linha 1974

A linha 74 não teve tanto marketing, foi produzida de Ago/1973 até Set/1974, e até então não teve nenhuma grande modificação como mostra a próxima imagem.

07/Dez/1974: Linha 1975 com quase nenhuma modificação, cores da linha eram padrão acrescentar uma ou outra.

Com isso apresentamos e encerramos a linha 1975, linha que foi produzida de Set/1974 até Out/1975 e teve quase que nenhuma modificação, como cor teve o Marrom Ginger Metálico e o Vermelho Derby.

11/Out/1975: O carro do presidente, o carro dos políticos, o carro mais caro do país
Parafraseando meu amigo Dino Dragone, "acho que vi um gatinho", sim ele estava lá possívelmente um 500 Preto Bali. E com essa imagem de 1975 onde nossa estrela aparece ao fundo eu encerro a terceira parte desta mega postagem com várias propagandas e notícias do melhor carro do brasil.

Acesse aqui a Parte 4

Um Galaxie Abraço!


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