Aqui é contada a história do Galaxie, 500, LTD e Landau de uma forma como você nunca viu. Com uma perspectiva de um apaixonado pelo carro desde 1998 que se formou Engenheiro Mecânico pelo seu amor ao carro e desde 2007 trabalha dentro da indústria automobilística.

O Galaxie mais antigo produzido no Brasil, o chassi 0005

Vovô - O Galaxie Nacional mais antigo do Brasil produzido no primeiro dia de produção em 16 de Janeiro de 1967


Foi no ano de 1978, o bom gosto da proprietária e amiga Déborah com então 23 anos falou mais alto quando seu pai lhe apresentou um fusca para ser seu carro, ela então disse:
“...eu não quero isso, é muito pequeno, me sinto oprimida dentro dele”
Foi quando no final de 1979 e inicio de 1980 surgiu um Galaxie 1967, com então 12/13 anos de uso e advindo de seu primeiro proprietário, foi amor à primeira vista: 
“...esse carro sim é um carro! eu quero ele! E inclusive foi nele alguns anos após que eu aprendi a dirigir”

O aro da buzina quebrado mostra os sinais da idade

Desde então com ela, que é carinhosamente chamado de Vovô. 
Fato que o Vovô não é um carro comum, apesar dos 53+ anos fazendo sua proprietária mega feliz e sendo usado DIARIAMENTE desde sua aquisição e que NÃO ESTÁ E NUNCA será vendido, ele nada mais é do que o menor chassi de Galaxie nacional produzido e o mais antigo que ainda está rodando!! Do chassi 0005 até o chassi 0080 só existem os carros da tabela a seguir com registro no Denatran (O que não impede de existir um carro placa amarela entre eles que não conste no Denatran).


Nº do CadastroAno Mod.Final do ChassisData de ProduçãoModeloCor da Carroceria
677196710005segunda-feira, 16/jan./1967500Azul Infinito
2981196710017Chassi de Jan/1967500Branco Glacial
676196710023Chassi de Jan/1967500Vermelho Marte
675196710037sexta-feira, 10/fev./1967500Branco Glacial
1318196710051Chassi de Jan/1967500Verde Netuno
160196710080quarta-feira, 15/fev./1967500Azul Infinito

(O carro 1318 aparece em um mandado de busca e apreensão de 1975 e não consta hoje no detran)



Possivelmente grande parte das peças de acabamento dos primeiros Galaxies como frisos e emblemas vieram dos EUA até que a indústria Brasileira atingisse o padrão de qualidade americano.


O Vovô, ou o irmão mais velho dos meus e de todos os Galaxies nacionais, deu início a produção em série do maior e melhor carro nacional. Aos 16 de Janeiro de 1967 a Ford iniciava a produção em série do Galaxie nacional, sendo que por processos eu acredito que o 0005 em questão tenha sido um dos e se não o primeiro carro vendido ao público, uma vez que os primeiros 4 devem ter ficado para a Ford para testes e que possivelmente foram desmanchados para análise ou mesmo serviram para desenvolver as mulas do modelo 1968 ou 1969 (uma atividade comum na indústria automobilística).

Foto dos primeiros 1967 em preto e branco dos primeiros Galaxies antes de tocar o solo pela primeira vez - Seria esse o vovô? E Nunca saberemos.

Uma reforma completa de funilaria e tapeçaria em 1997, que alteraria o Azul Infinito original para Azul Aquário (de 1979 também Ford) pois o tom claro do infinito estava à ser manchado pelo tempo e pelos implacáveis passarinhos, e depois da descoberta do CNG ele voltou novamente a ser Azul Infinito em 2021. Forração de bancos e portas também estavam por desmanchar, e para um carro que era usado diariamente, ele realmente merecia uma reforma. Alguns de seus frisos e adornos foram perdidos e também colocado o espelho em local errado.

Foto de 1994 ainda com suas caracteristicas originais


Da descoberta até o “encontro”:

23/02/2018 o dia em que eu encontrei ele no Detran

Eu descobri a existência do carro em fevereiro de 2018 através das minhas pesquisas no DENATRAN (sim eu gasto dinheiro nisso...), onde até então eu provei que existiam carros produzidos em janeiro de 1967, uma vez que o lançamento foi em 16 de Fevereiro de 1967 (coincidentemente 1 mês após a produção ter se iniciado). Desde então tentei levantar os dados do proprietário e somente em Novembro de 2018 consegui finalmente chegar nela, que a princípio se mostrou mega desconfiada uma vez que ela não deixa ninguém encostar no carro ou tirar fotos dele que sempre fica em garagem fechada ou estacionamentos e jamais na rua, quem dirá um maluco (no caso eu) ligando com um número do exterior falando de Galaxie, sem ser convidado e que achou seu telefone sendo que nem consta em lista telefônica, pois é foi assim, e depois de mais de 40 minutos de conversa e muitas histórias fantásticas do carro que hoje com a maior felicidade do mundo em saber que o carro mais antigo ainda vive e roda diariamente, eu divido com os amantes do Galaxie que assim como a Déborah amam esse carro.


As primeiras peças do Galaxie nacional - Interior


Muitas histórias para contar:

Com tantos anos juntos existem muitas histórias para se contar, vou dividir algumas:
“Morei por um tempo em um prédio, e na ocasião o síndico decidiu instalar um portão elétrico com formato de jaula e na ocasião pediram para medir o Galaxie pois ele era o maior carro do prédio, foi aí que soube que meu carro tinha quase 6 metros! Fizeram os portões e me deram dois palmos a mais que o carro, ou seja, eu não podia errar para entrar no prédio ou destruía os portões.... hahaha“ 





“Descobri um tempo depois que minha irmã namorou algumas vezes dentro do meu carro, uma vez que ela ficara com o Fusca antes oferecido a mim... nada esperta ela né? Super confortável o Galaxie...” pois é, quem nunca?
Interior refeito - tentando manter o padrão original

“As calotas... essas calotas me deixavam louca, sempre que eu ia para o clube eu escutava clin clin clin clin e lá ia eu, parar para ir buscar a calota com roupa de jogar tênis, até que uns 10 anos atrás eu decidi por arrancá-las por completo” é cara amiga, você não é a única que fez isso na sua vida, lembro me uma vez que eu tive que parar para tentar achar uma minha que voou de noite na estrada, quem nunca? Rs

Enfim, muitas histórias que ainda serão contadas e adicionadas aqui em breve bem como possíveis fotos de época. O vovô já passou por 3 retíficas de motor, que o mantém vivo e rodando até hoje, junto com algumas modificações do seu radiador que é o dos Galaxies modernos e mais eficiente, ignição eletrônica para deixar de queimar platinado.


Definitivamente um carro a frente de seu tempo e muito superior a qualquer nacional de 1967 e até muitos outros da decada de 90 e até 2000.


Encontrar esse carro foi um algo surreal, e o que nos deixa mais feliz é o fato de saber que ele está em excelentes mãos, que ama o carro e que não quer se desfazer!!!
Parabéns pelo carro, e ficamos imensamente felizes que o carro está com quem ama, tem ciúmes e nunca venderá o carro!

Um Galaxie Abraço!






Comentários

  1. FANTÁSTICO !!!!!
    PARABÉNS A PROPRIETÁRIA E A VC WALTER POR COMPARTILHAR COM TODOS NÓS A HISTÓRIA DESSE ÍCONE!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu!! Tamo junto!! Fico super feliz em saber que o carro existe!

      Excluir
  2. Muito bonito carro e meus parabéns pelo bom gosto e tu me consola pois não sou o único louco a solta kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Lindo exemplar desse que foi um dos carros mais belos fabricados pela nossa indústria nacional. Parabéns pelo excelente estado de conservação. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns é uma história fascinante parabéns aos dois .

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo resgate da história!! Sou o proprietário do 0080! Um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Lucas, Obrigado!! E sim seu carro é muito legal!! E ele é um dia anterior ao "lançamento" do Galaxie que é dia 16 de Fevereiro de 1967, data essa que erroneamente (em minha opinião) é comemorada o dia Nacional do Galaxie.

      Excluir
  6. Vi um carro desse muitas vezes, dirigido por uma mulher, rodando nas imediações da Av Duque de Caxias em Londrina/PR e na garagem de um prédio naquela região no começo dos anos 2000, seria esse?!

    ResponderExcluir
  7. No início dos anos 2000 morei na cidade de Londrina/PR, nas imediações da Avenida Duque de Caxias, onde via um carro idêntico ou esse mesmo, acredito, numa vaga de um prédio e dirigido por uma mulher nessa região. Lembro que quando ela passava eu babava...

    ResponderExcluir
  8. PARABÉNS QUERIDOS AMIGOS, QUE ACHADO, QUE RARRIDADE, CURTAM ELE , ANTIGO SÃO PARA RODAR.

    ResponderExcluir
  9. Foi um Galaxie 67 branco com estofamento vermelho o primeiro automóvel com câmbio mecânico que dirigi na minha vida, isto foi lá por 1969 ou 1970.

    ResponderExcluir
  10. Um Automóvel tão raro merecia ser restaurado como ele merece.

    ResponderExcluir

Postar um comentário