Aqui é contada a história do Galaxie, 500, LTD e Landau de uma forma como você nunca viu. Com uma perspectiva de um apaixonado pelo carro desde 1998 que se formou Engenheiro Mecânico pelo seu amor ao carro e desde 2007 trabalha dentro da indústria automobilística.

Do início ao fim, uma linha do tempo de propagandas e notícias do Galaxie e de sua Fábrica - Parte 2

Dando continuidade ao megapost onde a parte 1 (acesse aqui caso não tenha visto) mostrou desde o início da fábrica até o fim do modelo 1968. Vamos lá! E vamos começar muito bem, com um raro material que eu consegui e aqui está:

Set/1968 - Página interna do folder de vendas da linha 1969 com a introdução do LTD e do motor 292ci



Set/1968: Uma perfeita pintura, ao lado esquerdo a parte de trás, e a direita a capa do folder


30/Nov/1968 - Com produção iniciada em Set/69 o Galaxie 1969 vinha com o opcional do motor 292, que viraria item de série a partir do modelo 1970


Engraçado que na propaganda fala do novo motor do Galaxie porém o marketing e suas mancadas não mostrou o emblema que o carro ganhou por causa dele (4800 com a bandeira) um dos emblemas mais legais por sinal. Pedais suspensos, veja o quão antiquado era o mercado nacional, onde era dominado pelos meios de transporte da VW entre outros carros antigos que tinham os pedais de ação invertida.

30/Nov/1968 - Em propaganda exclusiva para o LTD, aqui iniciou a discórdia de Ford LTD x Ford Galaxie LTD

Analisando a própria Ford no exterior e o nome Landau (que viria a ser aplicado em um futuro breve) o fato dos LTDs não terem sido chamados de Galaxie LTD em propagandas era meramente por que ficaria muito grande para se falar ou divulgar, imagine a plaquinha GALAXIE LTD SIM IMPORTADOS NÃO... O tiozinho iria segurar um outdoor praticamente. Brincadeiras a parte, isso dará uma postagem que farei em breve apresentando fatos para tal. Vale o comentário aqui também que o marketing disse que LTD significa ser limitado, o que podia até ser uma verdade para o momento e para o mercado brasileiro, porém no exterior a Ford nunca denominou qual seria esse significado e exixtem algumas teorias como LIMITED, Luxury Trim Decor, Lincoln Type Design, mas nenhuma delas é oficial.

07/Dez/1968 - O Salão de 1968 que trazia as novidades para 1969 - Sim ele estava lá!
07/Dez/1968 - Bla bla bla vamos ao que interessa

07/Dez/1968 - Aqui podemos ver o emblema 4800 sendo demonstrado em um LTD. Podemos ver 3 galaxies na foto :)
Dez/1968 - 4Rodas testa o lançamento LTD

Dez/1968 - 4Rodas Teste do LTD 

Bom, o motor não era o mesmo do Galaxie, ele também era disponível no Galaxie como opcional e fora derivado do 272. Engraçado que a palavra do momento era o "FADING" ou seja quando o freio começa a dar sinais de que esta super aquecido e seu poder de frenagem é reduzido. Aqui eles dizem que houve alteração, um ano depois dizem que não e que está tudo bem, enfim mostra mais uma vez o amadorismo da época em testes automotivos sem qualquer critério de repetitividade.


14/Dez/1968 - Sem dúvida uma das frentes mais bonitas do LTD. Propaganda feita no porto de Santos - SP provavelmente

Sim, já sabiamos que o Galaxie era melhor que os importados, e ainda continua sendo! Curiosidade para a divulgação de poder comprar carros com cores metálicas simbolizando luxo, coisa que começou a aparecer na linha Galaxie após a compra da Willys durante o modelo 1968.

31/Dez/1968 - Nenhum Automóvel foi tão comentado, esperado e desejado. Foi, é e sempre será!

Não foi apenas uma história de sucesso, foi uma história que mudou o padrão de qualidade da industria nacional, ele ainda é melhor que muitos carros que vieram posteriores ao seu tempo.

31/Dez/1968 - Imagem bem conhecida da Fábrica, com a fila de Galaxies em um de seus processos de inspeção

Possivelmente os Galaxies passavam por um processo de alinhamento e checagem elétrica neste ponto de sua produção. Nota se que não havia nenhum dos adesivinhos no parabrisa que possivelmente eram instalados ainda no quebra vento, assim como nos F-Series.

31/Dez/1968 - Como ter um carro com transmissão automática sem importar

Realmente o Galaxie foi um divisor de águas!

03/Mai/1969 - Quase em seu fim, a linha 1969 teve essa maravilhosa propaganda

Realmente, importar um carro lidar com complicações não era uma boa opção frente ao Galaxie!

03/Mai/1969 - Uma belíssima pintura das partes internas do LTD

Aqui uma das mais importantes fotos para muitos que me perguntam, e eu sempre disse que pelo que me consta das conversas com um ex funcionário da Ford que trabalhou na época dos 302, a cor do motor 292 deste 1969 é o Ford Corporativo Escuro, mesma cor do 302 (ver aqui) pois segundo os forums de outros Fords ela usou essa cor de 1968 até 1982 e a filial brasileira com certeza devia seguir as direções da Matriz americana que AMA PROCESSOS PADRÕES.

Mai/1969 - 4Rodas Teste no LTD 1969



Minha nossa, acionar os freios com pé esquerdo, ok, eu também já fiz isso e com o tempo até consegue se ter uma certa precisão nas freagens mas convenhamos, o Galaxie não é um Kart; olha o nível do pessoal que faziam os testes, depois desdenhavam comentários criticando o melhor carro do país, vai entender.



05/Jul/1969 - A Metal Leve também quis mostrar que estava no Galaxie

19/Jul/1969 - Mais uma propaganda bem conhecida, e como sempre ressaltando a baixa manutenção do Galaxie e sua qualidade.
Vai um Corcel de troco? Não obrigado, melhor comprar o LTD, guardar o restante ou juntar e pegar um 500 em breve! 

27/Set/1969 - Era o mais possante nacional para sua época

E aqui nos aproximamos do fim do modelo 1969 e também do motor 272 para o Galaxie, que teve seu fim em Outubro de 1969 dando espaço para a reformulada versão 1970 que passou a integrar algumas das lógicas de produção da Willys que já era usada pela Ford no exterior como a numeração do chassi iniciando se com o número do ano modelo, e que não havia sido aplicada anteriormente pois o Galaxie dividiu a estratégia de Chassi das F-Series que era fabricada anteriormente em sua fábrica LA54AM12345 (L-Brasil, A-Fábrica do Ipiranga, 54- Galaxie, Ano,Mês, Número série).


Nov/1969 - A 4Rodas trazia um teste exclusivo no Galaxie 1970

Eu já havia mencionado anteriormente que a 4Rodas no lançamento do Galaxie falou muito bem, elogiou etc etc e depois começaram a falar que o carro era "lento", enfim aqui eles dizem que estava mais veloz.




Gostaria de fazer aqui um comentário que de fato não houve nenhuma alteração nos freios do carro, e mais uma vez a dúvida de como eram efetuados os testes e principalmente em quais condições obviamente afetavam seus resultados. Por vezes presenciei o pessoal das revistas fazendo testes em nossos carros de lançamento no Campor de Provas da GM em dias adversos (alguns quentes, outros frios, outros com vento a favor outros com vento contra) e isso foi entre 2008 e 2016, agora vamos imaginar em 1970? Minha nossa, eu nem considero os resultados dos testes como sendo reais ou válidos. Apenas considero-os como sendo de caráter informativo.

22/Nov/1969 - Saúda o Dart e pede licensa... nem precisava pedir licensa o Galaxie era muito mais carro, a licensa deveria ser dada por respeito :)

Foi no modelo 1970 que o Galaxie Standard, ou pé de camelo, ou Galaxie como diz a propaganda foi introduzido para combater carros mais baratos como o Dart por exemplo, que também oferecia motor V8. Essa propagande já mostra o fim da transição do nome com acentuação Gálaxie ou Galaxie, pois o nome vinha escrito de ambas as formas, e também depois de mais de 2 anos no mercado a população possívelmente já havia aprendido a falar o nome do carro.

29/Nov/1969 - O Galaxie agora é faixa preta. O LTD Landau

Uma luta silenciosa contra os carros importados, e a única versão do LTD que teve os pinstripes (aquela faixinha da lateral do carro pintada) de fábrica, posteriormente ela só enfeitou os LTD-Landau (introduzido no modelo 1971) e o Landau (introduzido no modelo 1976). A combinação de Azul Real Metálico com pinstripe vermelho é fantástica.

06/Dez/1969 - 50 anos de Ford Brasil e sua belissima linha de 1970, belíssima graças ao Galaxie - Essa propaganda contou com 3 Páginas duplas

Possívelmente foram usados os mesmos carros da propaganda anterior para esta, geralmente são carros de desenvolvimento ou os primeiros carros de produção final.

06/Dez/1969 - A linha Galaxie e seus 3 modelos para 1970

Como mensionado anteriormente, foi na linha de 1970 que houve a adoção para toda a linha Galaxie do motor 292 que era opcional em 1969 no Galaxie e era a única opção para o LTD. Essa propaganda também é bem conhecida, e também mostra uma das coisas estranhas de marketing como o "FORD LTD FORD", convenhamos, são todos Galaxie e amamos todos. Nota para o LTD com pinstripe Amarelo.

06/Dez/1969 - Mais inovações da linha 1970 e da propaganda dos 50 anos da Ford no Brasil

A super calota do Galaxie 500 em primeiro plano, o aparecimento como opcional da tampa do tanque com chave (que até então os Galaxies eram montados com a tampa sem chave e são raríssimas), e um detalhe bem importante, aqui menciona que transmissão automática e ar condicionado não estariam disponíveis para o Galaxie Standard (mas como sabemos, pode ser que alguém pediu e a montadora na época atendida tais pedidos dependendo de quem fosse a pessoa solicitante). Segue a tabela de Equipamentos e opcionais para os Galaxies 1970 à 1972:

Equipamento
Std.
500
LTD
Tampa do Tanque com Chave
Opc.
Opc.
Opc.
Alto Falante Traseiro
Opc.
Opc.
Opc.
Ar Condicionado
-
Opc.
Opc.
Direção Hidraulica
Opc.
Padrão
Padrão
Ventilador
-
Opc.
Opc.
Lavador de Parabrisa
Opc.
Opc.
Opc.
Cinto de Segurança
-
-
Opc.
Transmissão Manual + Diferencial 3.25:1
Padrão
Padrão
Padrão
Transmissão Automática + Diferencial 3.50:1
-
Opc.
Opc.
Diferencial 3.31:1
Opc.
Opc.
Opc.
Diferencial 3.31:1 Auto-Blocante
Opc.
Opc.
Opc.
Diferencial 3.54:1 Auto-Blocante
Opc.
Opc.
Opc.
Protetor de Para-Choque
-
Opc.
Padrão
Pintura Metalica Acrílica
-
Opc.
Padrão
Espelho Retrovisor Externo
Opc.
Opc.
Padrão
Pneu Faixa Branca
Opc.
Opc.
Padrão
Super Calotas
Opc.
Padrão
-
Relógio Elétrico
Opc.
Opc.
Padrão
Espelho de Cortesia
Opc.
Opc.
Padrão
Luzes de Cortesia
Opc.
Opc.
Padrão
Tapete do Porta Malas
Opc.
Opc.
Padrão
Rádio
Opc.
Opc.
Padrão


Reparem também que até este ponto no Brasil ainda não era necessário o uso de cinto de segurança obrigatório, e os Galaxies 500 e Standard não contavam com eles nem como opcional!

13/Dez/1969 - Com o mesmo preço de Novembro ainda essa pintura já não devia mais ter o mesmo preço

E aqui foi a primeira publicação onde o nome passava a ser correto novamente sem acentuação.

20/Dez/1969 - Apelo de marketing para a transmissão automática

Outra propaganda bem conhecida com as garras de para-choque de série para o LTD e o pinstripe vermelho.

31/Dez/1969 - A história dos 50 anos da Ford Brasil, com destaque especial para o Galaxie

Uma informação importante está na história que o Ford V8 1932 foi o primeiro carro com Motor V8 de produção em série.

31/Jan/1970 - O silêncio era a marca registrada do Galaxie

Transmissão FORD-O-MATIC que nos EUA era conhecida como CRUISE-O-MATIC e mais uma vez teve seu nome alterado devido a dificuldade do brasileiro na época em falar paravras de outras línguas, especialmente o inglês.

16/Mai/1970 - Note a mudança de moeda, antes NCr e agora CR. Independente disso o marketing ainda apelava pelo bom gosto de seus proprietários

Com pinstripe pretos e de acabamento sem "ponta" ou sem a união das duas faixinhas o LTD é fantástico nesta versão.

22/Ago/1970 - 27M Cruzeiros realmente era o carro nacional mais caro do país

Essa também é uma propaganda muito conhecida e saiu bem no final do modelo 1970, como se fosse uma despedida para a lanterna que marcou uma geração inteira de fãs e admiradores do Galaxie, sim, era o último ano de sua existência na linha desde o seu lançamento em 1965 nos EUA (como modelo 1966) e 1967 no lançamento do Brasil. Em Setembro de 1970 o modelo 70 deixaria de ser produzido.

E chegamos ao fim da parte 2 dessa série de reportagens/propagandas do Galaxie e ainda tem muito mais. Iniciarei a terceira parte e vou adicionando coisas que eu for achando no meio destas postagens anteriores portanto fique ligado! :) 

Como sempre um Galaxie abraço e até o próximo post.

Acesse aqui a continuação:  Parte 3

29/Ago/1970 -  Um Galaxie roubado era equivalente a 200 kg de Maconha




Comentários

  1. Muito interessante a opção de relações de diferencial para a linha, era muito mais fácil deixar o Galaxie mais perfeito às solicitações dos felizes proprietários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e por incrível que pareça poucos carros saíam com diferencial fora do padrão. Parece que o pessoal na época não sabia o que significava direito... rsrs

      Excluir

Postar um comentário