Do início ao fim, uma linha do tempo de propagandas e notícias do Galaxie e de sua Fábrica - Parte 2
Dando continuidade ao megapost onde a parte 1 (acesse aqui caso não tenha visto) mostrou desde o início da fábrica até o fim do modelo 1968. Vamos lá! E vamos começar muito bem, com um raro material que eu consegui e aqui está:
Set/1968 - Página interna do folder de vendas da linha 1969 com a introdução do LTD e do motor 292ci |
Set/1968: Uma perfeita pintura, ao lado esquerdo a parte de trás, e a direita a capa do folder |
30/Nov/1968 - Com produção iniciada em Set/69 o Galaxie 1969 vinha com o opcional do motor 292, que viraria item de série a partir do modelo 1970 |
Engraçado que na propaganda fala do novo motor do Galaxie porém o marketing e suas mancadas não mostrou o emblema que o carro ganhou por causa dele (4800 com a bandeira) um dos emblemas mais legais por sinal. Pedais suspensos, veja o quão antiquado era o mercado nacional, onde era dominado pelos meios de transporte da VW entre outros carros antigos que tinham os pedais de ação invertida.
30/Nov/1968 - Em propaganda exclusiva para o LTD, aqui iniciou a discórdia de Ford LTD x Ford Galaxie LTD |
Analisando a própria Ford no exterior e o nome Landau (que viria a ser aplicado em um futuro breve) o fato dos LTDs não terem sido chamados de Galaxie LTD em propagandas era meramente por que ficaria muito grande para se falar ou divulgar, imagine a plaquinha GALAXIE LTD SIM IMPORTADOS NÃO... O tiozinho iria segurar um outdoor praticamente. Brincadeiras a parte, isso dará uma postagem que farei em breve apresentando fatos para tal. Vale o comentário aqui também que o marketing disse que LTD significa ser limitado, o que podia até ser uma verdade para o momento e para o mercado brasileiro, porém no exterior a Ford nunca denominou qual seria esse significado e exixtem algumas teorias como LIMITED, Luxury Trim Decor, Lincoln Type Design, mas nenhuma delas é oficial.
07/Dez/1968 - O Salão de 1968 que trazia as novidades para 1969 - Sim ele estava lá! |
07/Dez/1968 - Bla bla bla vamos ao que interessa |
07/Dez/1968 - Aqui podemos ver o emblema 4800 sendo demonstrado em um LTD. Podemos ver 3 galaxies na foto :) |
Dez/1968 - 4Rodas testa o lançamento LTD |
Dez/1968 - 4Rodas Teste do LTD |
Bom, o motor não era o mesmo do Galaxie, ele também era disponível no Galaxie como opcional e fora derivado do 272. Engraçado que a palavra do momento era o "FADING" ou seja quando o freio começa a dar sinais de que esta super aquecido e seu poder de frenagem é reduzido. Aqui eles dizem que houve alteração, um ano depois dizem que não e que está tudo bem, enfim mostra mais uma vez o amadorismo da época em testes automotivos sem qualquer critério de repetitividade.
14/Dez/1968 - Sem dúvida uma das frentes mais bonitas do LTD. Propaganda feita no porto de Santos - SP provavelmente |
Sim, já sabiamos que o Galaxie era melhor que os importados, e ainda continua sendo! Curiosidade para a divulgação de poder comprar carros com cores metálicas simbolizando luxo, coisa que começou a aparecer na linha Galaxie após a compra da Willys durante o modelo 1968.
31/Dez/1968 - Nenhum Automóvel foi tão comentado, esperado e desejado. Foi, é e sempre será! |
Não foi apenas uma história de sucesso, foi uma história que mudou o padrão de qualidade da industria nacional, ele ainda é melhor que muitos carros que vieram posteriores ao seu tempo.
31/Dez/1968 - Imagem bem conhecida da Fábrica, com a fila de Galaxies em um de seus processos de inspeção |
Possivelmente os Galaxies passavam por um processo de alinhamento e checagem elétrica neste ponto de sua produção. Nota se que não havia nenhum dos adesivinhos no parabrisa que possivelmente eram instalados ainda no quebra vento, assim como nos F-Series.
31/Dez/1968 - Como ter um carro com transmissão automática sem importar |
Realmente o Galaxie foi um divisor de águas!
03/Mai/1969 - Quase em seu fim, a linha 1969 teve essa maravilhosa propaganda |
Realmente, importar um carro lidar com complicações não era uma boa opção frente ao Galaxie!
03/Mai/1969 - Uma belíssima pintura das partes internas do LTD |
Aqui uma das mais importantes fotos para muitos que me perguntam, e eu sempre disse que pelo que me consta das conversas com um ex funcionário da Ford que trabalhou na época dos 302, a cor do motor 292 deste 1969 é o Ford Corporativo Escuro, mesma cor do 302 (ver aqui) pois segundo os forums de outros Fords ela usou essa cor de 1968 até 1982 e a filial brasileira com certeza devia seguir as direções da Matriz americana que AMA PROCESSOS PADRÕES.
Mai/1969 - 4Rodas Teste no LTD 1969 |
Minha nossa, acionar os freios com pé esquerdo, ok, eu também já fiz isso e com o tempo até consegue se ter uma certa precisão nas freagens mas convenhamos, o Galaxie não é um Kart; olha o nível do pessoal que faziam os testes, depois desdenhavam comentários criticando o melhor carro do país, vai entender.
05/Jul/1969 - A Metal Leve também quis mostrar que estava no Galaxie |
19/Jul/1969 - Mais uma propaganda bem conhecida, e como sempre ressaltando a baixa manutenção do Galaxie e sua qualidade. |
Vai um Corcel de troco? Não obrigado, melhor comprar o LTD, guardar o restante ou juntar e pegar um 500 em breve!
27/Set/1969 - Era o mais possante nacional para sua época |
E aqui nos aproximamos do fim do modelo 1969 e também do motor 272 para o Galaxie, que teve seu fim em Outubro de 1969 dando espaço para a reformulada versão 1970 que passou a integrar algumas das lógicas de produção da Willys que já era usada pela Ford no exterior como a numeração do chassi iniciando se com o número do ano modelo, e que não havia sido aplicada anteriormente pois o Galaxie dividiu a estratégia de Chassi das F-Series que era fabricada anteriormente em sua fábrica LA54AM12345 (L-Brasil, A-Fábrica do Ipiranga, 54- Galaxie, Ano,Mês, Número série).
Nov/1969 - A 4Rodas trazia um teste exclusivo no Galaxie 1970 |
Eu já havia mencionado anteriormente que a 4Rodas no lançamento do Galaxie falou muito bem, elogiou etc etc e depois começaram a falar que o carro era "lento", enfim aqui eles dizem que estava mais veloz.
Gostaria de fazer aqui um comentário que de fato não houve nenhuma alteração nos freios do carro, e mais uma vez a dúvida de como eram efetuados os testes e principalmente em quais condições obviamente afetavam seus resultados. Por vezes presenciei o pessoal das revistas fazendo testes em nossos carros de lançamento no Campor de Provas da GM em dias adversos (alguns quentes, outros frios, outros com vento a favor outros com vento contra) e isso foi entre 2008 e 2016, agora vamos imaginar em 1970? Minha nossa, eu nem considero os resultados dos testes como sendo reais ou válidos. Apenas considero-os como sendo de caráter informativo.
22/Nov/1969 - Saúda o Dart e pede licensa... nem precisava pedir licensa o Galaxie era muito mais carro, a licensa deveria ser dada por respeito :) |
Foi no modelo 1970 que o Galaxie Standard, ou pé de camelo, ou Galaxie como diz a propaganda foi introduzido para combater carros mais baratos como o Dart por exemplo, que também oferecia motor V8. Essa propagande já mostra o fim da transição do nome com acentuação Gálaxie ou Galaxie, pois o nome vinha escrito de ambas as formas, e também depois de mais de 2 anos no mercado a população possívelmente já havia aprendido a falar o nome do carro.
29/Nov/1969 - O Galaxie agora é faixa preta. O LTD Landau |
Uma luta silenciosa contra os carros importados, e a única versão do LTD que teve os pinstripes (aquela faixinha da lateral do carro pintada) de fábrica, posteriormente ela só enfeitou os LTD-Landau (introduzido no modelo 1971) e o Landau (introduzido no modelo 1976). A combinação de Azul Real Metálico com pinstripe vermelho é fantástica.
06/Dez/1969 - 50 anos de Ford Brasil e sua belissima linha de 1970, belíssima graças ao Galaxie - Essa propaganda contou com 3 Páginas duplas |
Possívelmente foram usados os mesmos carros da propaganda anterior para esta, geralmente são carros de desenvolvimento ou os primeiros carros de produção final.
06/Dez/1969 - A linha Galaxie e seus 3 modelos para 1970 |
Como mensionado anteriormente, foi na linha de 1970 que houve a adoção para toda a linha Galaxie do motor 292 que era opcional em 1969 no Galaxie e era a única opção para o LTD. Essa propaganda também é bem conhecida, e também mostra uma das coisas estranhas de marketing como o "FORD LTD FORD", convenhamos, são todos Galaxie e amamos todos. Nota para o LTD com pinstripe Amarelo.
06/Dez/1969 - Mais inovações da linha 1970 e da propaganda dos 50 anos da Ford no Brasil |
A super calota do Galaxie 500 em primeiro plano, o aparecimento como opcional da tampa do tanque com chave (que até então os Galaxies eram montados com a tampa sem chave e são raríssimas), e um detalhe bem importante, aqui menciona que transmissão automática e ar condicionado não estariam disponíveis para o Galaxie Standard (mas como sabemos, pode ser que alguém pediu e a montadora na época atendida tais pedidos dependendo de quem fosse a pessoa solicitante). Segue a tabela de Equipamentos e opcionais para os Galaxies 1970 à 1972:
Equipamento
|
Std.
|
500
|
LTD
|
Tampa do Tanque com Chave
|
Opc.
|
Opc.
|
Opc.
|
Alto
Falante Traseiro
|
Opc.
|
Opc.
|
Opc.
|
Ar
Condicionado
|
-
|
Opc.
|
Opc.
|
Direção
Hidraulica
|
Opc.
|
Padrão
|
Padrão
|
Ventilador
|
-
|
Opc.
|
Opc.
|
Lavador
de Parabrisa
|
Opc.
|
Opc.
|
Opc.
|
Cinto
de Segurança
|
-
|
-
|
Opc.
|
Transmissão
Manual + Diferencial 3.25:1
|
Padrão
|
Padrão
|
Padrão
|
Transmissão
Automática + Diferencial 3.50:1
|
-
|
Opc.
|
Opc.
|
Diferencial
3.31:1
|
Opc.
|
Opc.
|
Opc.
|
Diferencial
3.31:1 Auto-Blocante
|
Opc.
|
Opc.
|
Opc.
|
Diferencial
3.54:1 Auto-Blocante
|
Opc.
|
Opc.
|
Opc.
|
Protetor
de Para-Choque
|
-
|
Opc.
|
Padrão
|
Pintura
Metalica Acrílica
|
-
|
Opc.
|
Padrão
|
Espelho
Retrovisor Externo
|
Opc.
|
Opc.
|
Padrão
|
Pneu
Faixa Branca
|
Opc.
|
Opc.
|
Padrão
|
Super
Calotas
|
Opc.
|
Padrão
|
-
|
Relógio
Elétrico
|
Opc.
|
Opc.
|
Padrão
|
Espelho
de Cortesia
|
Opc.
|
Opc.
|
Padrão
|
Luzes
de Cortesia
|
Opc.
|
Opc.
|
Padrão
|
Tapete
do Porta Malas
|
Opc.
|
Opc.
|
Padrão
|
Rádio
|
Opc.
|
Opc.
|
Padrão
|
Reparem também que até este ponto no Brasil ainda não era necessário o uso de cinto de segurança obrigatório, e os Galaxies 500 e Standard não contavam com eles nem como opcional!
13/Dez/1969 - Com o mesmo preço de Novembro ainda essa pintura já não devia mais ter o mesmo preço |
E aqui foi a primeira publicação onde o nome passava a ser correto novamente sem acentuação.
20/Dez/1969 - Apelo de marketing para a transmissão automática |
Outra propaganda bem conhecida com as garras de para-choque de série para o LTD e o pinstripe vermelho.
31/Dez/1969 - A história dos 50 anos da Ford Brasil, com destaque especial para o Galaxie |
Uma informação importante está na história que o Ford V8 1932 foi o primeiro carro com Motor V8 de produção em série.
31/Jan/1970 - O silêncio era a marca registrada do Galaxie |
Transmissão FORD-O-MATIC que nos EUA era conhecida como CRUISE-O-MATIC e mais uma vez teve seu nome alterado devido a dificuldade do brasileiro na época em falar paravras de outras línguas, especialmente o inglês.
16/Mai/1970 - Note a mudança de moeda, antes NCr e agora CR. Independente disso o marketing ainda apelava pelo bom gosto de seus proprietários |
Com pinstripe pretos e de acabamento sem "ponta" ou sem a união das duas faixinhas o LTD é fantástico nesta versão.
22/Ago/1970 - 27M Cruzeiros realmente era o carro nacional mais caro do país |
Essa também é uma propaganda muito conhecida e saiu bem no final do modelo 1970, como se fosse uma despedida para a lanterna que marcou uma geração inteira de fãs e admiradores do Galaxie, sim, era o último ano de sua existência na linha desde o seu lançamento em 1965 nos EUA (como modelo 1966) e 1967 no lançamento do Brasil. Em Setembro de 1970 o modelo 70 deixaria de ser produzido.
E chegamos ao fim da parte 2 dessa série de reportagens/propagandas do Galaxie e ainda tem muito mais. Iniciarei a terceira parte e vou adicionando coisas que eu for achando no meio destas postagens anteriores portanto fique ligado! :)
Muito interessante a opção de relações de diferencial para a linha, era muito mais fácil deixar o Galaxie mais perfeito às solicitações dos felizes proprietários.
ResponderExcluire por incrível que pareça poucos carros saíam com diferencial fora do padrão. Parece que o pessoal na época não sabia o que significava direito... rsrs
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