Aqui é contada a história do Galaxie, 500, LTD e Landau de uma forma como você nunca viu. Com uma perspectiva de um apaixonado pelo carro desde 1998 que se formou Engenheiro Mecânico pelo seu amor ao carro e desde 2007 trabalha dentro da indústria automobilística.

Curiosidades e o resumo da linha Ford Galaxie



  • O “Início da Produção Regular”, como se chama na engenharia, foi em 16 de Janeiro de 1967, sendo o chassi 0005 (que é o CNGº 677) foi produzido naquele mesmo dia. A cerimônia pública de lançamento, que contou com a presença do Governador de SP e outras autoridades/celebridades foi exatamente um mês após o primeiro Galaxie ter deixado a linha de produção. Na ocasião, disseram que o primeiro galaxie deixou a linha de produção no dia 16/fev/1967.
  • O Chassi 0080 ou o CNGº 160 é um Galaxie 500 que foi produzido no dia 15 de Fevereiro de 1967, um dia antes dessa cerimônia de lançamento na Fábrica da Ford no Ipiranga que é comemorado como o dia Nacional do Galaxie, mas o dia deveria ser 16 de Janeiro, ou melhor ainda, todo dia!!
  • O primeiro LTD conhecido foi produzido em 06/nov/1968 contradizendo que sua produção teria tido início em Janeiro de 1969;
  • O Galaxie foi o primeiro carro Nacional com Transmissão automática e Ar condicionado de fábrica, sendo que o Ar nunca constou na plaqueta de identificação. O primeiro Galaxie automático que se conhece foi fabricado no dia 13/nov/1968. Já no modelo 1969;
  • Os anos que menos se conhecem são os de 70, 71 e 72; sendo que o CNG provou que alguns carros do modelo 1971 foram transformados em Modelo 1972 pela própria Ford;
  • De Out/75 até Ago/77 o Landau era disponível na cor Prata Continental Metálico e com Vinil prata, apenas carros governamentais e pedidos bem especiais eram Preto Bali ou de outras cores. O CNG conta com 4 exemplares Pretos e três outros raríssimos,um Verde Selva, um Amarelo Interlagos Metálico e um Vermelho Itamaraty Metálico, todos com vinil preto
  • O primeiro Landau de frente deitada conhecido até o momento é o 18440 produzido em 07/nov/1975;
  • A fase 2 do Galaxie teve início em Mar/78, portanto o Galaxie faricado em 78 pode ser Fase 1, Fase 2 ou ainda do modelo 1979;
  • O tanque de 107 Litros foi introduzido no modelo 1979, juntamente com a ignição eletrônica, polia hidrodinâmica de acionamento automático da ventoinha (que aumentava a potência útil do motor), e o carburador de venturi variável e afogador automático, que só existiu nesse modelo e não se deu muito bem com a gasohol (gasolina com alcool) brasileira. Foi no modelo 1979 também que o ar condicionado passou a ser integrado ao painel (ao inves daquela caixa evaporadora embaixo do painel).
  • Lançado ao final da linha 1979, são conhecidos até o momento 37 Landau Série Especial de 60 anos da Ford no Brasil, da belíssima cor Bordeaux Escala Metálico, sendo a maioria de Ago/79 e 6 carros de Jul/79. Existe um Galaxie 500 de Fev/79 pedido especial nessa mesma cor, seria ele o carro que deu exemplo para a especial?
  • No CNG ao todo são conhecidos 22 pedidos especiais, sendo 5 com chassi do mês anterior ao da data final de produção;
  • O último Galaxie 500 que se conhece é um Turquesa Viena Metálico, final 38597, de 24/ago/1979;
  • Apesar do ano de 1967 ser o de maior produção, o ano de 1979 é o ano com mais carros cadastrados no CNG, porém é o ano que mais foram desmanchados também;
  • O CNG descobriu que produção do modelo 1980 se deu em Set/79, porém, na época a produção era de aproximadamente 300 carros por mês, sendo que naquele mês foram produzidas por volta de 40 unidades somente, com um crescimento no mês seguinte para 100 unidades. Esses números provam a teoria de que algum problema aconteceu com o modelo mostrado anteriormente em 13/Jul/1979 já com as luzes de ré em cima. O criador do CNG acredita que algo não atendeu os critérios de validação do carro ou de fornecedores, atrasando a produção obrigando a Ford segurar o lançamento para o ano modelo 81, ou um ano depois. Lembrando também que durante esse período carros a álcool estavam sendo "adaptados" para o Governo. A produção só se normalizou 2 meses após ou seja, Nov/79. Hoje os carros que constan no CNG foram pesquisados através de consulta no DENATRAN, por isso suas informações de cores e data não é conhecida;
  • Os primeiros Galaxies movidos a álcool foram estritamente govenamentais, com 22 unidades produzidas em 1979 e nenhum conhecido até hoje. O primeiro que se conhece é o Landau de chassi 29290 de 10/mar/1980. O último produzido que se conhece é o Landau de chassi 45130 produzido em  28/jan/1983;
  • O cadastro conta atualmente com 124 Galaxies movidos a álcool (13 LTD e 111 Landau);
  • Os Galaxies tiveram transmissão manual teoricamente até o modelo 1980. No modelo 1981 a Ford anunciara que só produziria o Galaxie Automático. O último carro manual que se conhece, incrivelmente é o 42409, um LTD produzido em  24/nov/1980, e é o único modelo 1981 Manual que se conhece, porém já foi desmanchado;
  • O último LTD foi o único LTD produzido em Out/1981 mês em que iniciou-se a produção do Modelo 1982 do Landau, seria ele um modelo 82 também? Seu chassi é o 43636 e o primeiro chassi de 82 conhecido é o 43578
  • O chassi mais alto que foi produzido foi 45241 fabricado em 27/jan/1983 e já foi desmanchado. Foram produzidos ao todo 77670 Galaxies no Brasil, lembrando que de 67 até 73 os chassis zeravam a contagem a cada ano/modelo novo;
  • O último Landau produzido é um Pedido especial de cor e de teto, código de cor SS, sendo a cor Azul Marselha Metálico, e o teto SEM VINIL e vigia traseiro grande, produzido em 03/fev/1983, coerente com a data anunciada pela Ford que foi um dia após ele deixar a fábrica, seu chassi é o 45172;
  • Atualmente 41,8% dos carros conhecidos e cadastrados no CNG ainda preservam suas características originais;
  • São conhecidas 19 Peruas, 12 Limousines, 7 Pickups, 7 Conversíveis e infelizmente 258 Galaxies desmanchados ou abandonados ou sem recuperação;
  • Até o momento no CNG, 82 carros possuem o mês do Chassi diferente d o mês da data final de produção, em geral o chassi é do mês anterior, porém, 31 Carros tem o chassi do mês seguinte a data de produção, sendo a maioria do Modelo 76 (início da produção do modelo no final de 1975) e alguns 80 e 81 na época do Álcool e no final de sua produção no modelo 83;
  • O chassi NUNCA segue uma ordem cronológica como se pensa, pedidos especiais, carros com complexidades ou defeitos de produção, geralmente demoravam de 5 a 15 dias a mais para serem finalizados, portanto a sua data de produção acabava ficando junto com numerais mais altos de Chassi;
  • A plaqueta era feita em duas etapas, ela recebia primeiro as identificações do carro (Chassis, Motor, Transmissão, Diferencial, Cor e Teto, peso, tipo do carro) como constavam na ordem de serviço e ao final da linha após passar pelos testes de fim de linha, retornar para a linha para possíveis reparos caso necessário, aí sim a data era pinada na plaqueta. Essa prática é adotada até hoje;

Abaixo estão listado o primeiro e o último carro conhecido por ordem numérica de chassi até o momento para cada Ano/Modelo:
  • 1967 - do chassi 10005 fabricado em 16/jan/1967, até o chassi 17395 fabricado em 06/out/1967
  • 1968 - do chassi 10043 fabricado em 06/out/1967, até o chassi 16905 fabricado em 25/out/1968
  • 1969 - do chassi 10098 fabricado em 25/out/1968, até o chassi 16392 fabricado em Out/1969
  • 1970 - do chassi 00069 fabricado em Out/1969, até o chassi 06869 fabricado em 16/set/1970
  • 1971 - do chassi 00193 fabricado em 16/set/1970, até o chassi 04697 fabricado em 15/out/1971
  • 1972 - do chassi 02154 fabricado em 15/out/1971, até o chassi 06500 fabricado em 29/abr/1972
  • 1973 - do chassi 00077 fabricado em 29/abr/1972, até o chassi 06815 fabricado em 09/ago/1973
  • 1974 - do chassi 06949 fabricado em 09/ago/1973, até o chassi 13691 fabricado em 06/set/1974
  • 1975 - do chassi 13736 fabricado em 06/set/1974, até o chassi 18294 fabricado em Out/1975
  • 1976 - do chassi 18297 fabricado em Out/1975, até o chassi 24920 fabricado em 21/set/1976
  • 1977 - do chassi 24576 fabricado em 21/set/1976, até o chassi 28969 fabricado em Ago/1977
  • 1978 - do chassi 28934 fabricado em Ago/1977, até o chassi 33238 fabricado em 21/set/1978
  • 1979 - do chassi 33122 fabricado em 21/set/1978, até o chassi 38659 fabricado em Set/1979
  • 1980 - do chassi 38661 fabricado em Set/1979, até o chassi 41604 fabricado em Ago/1980
  • 1981 - do chassi 41625 fabricado em Ago/1980, até o chassi 43576 fabricado em Set/1981
  • 1982 - do chassi 43578 fabricado em Set/1981, até o chassi 44657 fabricado em 24/ago/1982
  • 1983 - do chassi 44580 fabricado em 24/ago/1982, até o chassi 45241, sendo o último produzido o 45172 fabricado em 03/fev/1983

(Os carros que não contém a data completa é por que foram cadastrados pelo chassi/placa e não pela plaqueta. No ano de 1972 existiu uma remarcação de carros de 1971 para 1972)

As informações contidas nesse post podem e serão alteradas com a inclusão de novos carros no Cadastro Nacional do Galaxie.

Um Galaxie Abraço!


Comentários

  1. O melhor carro que já tive o grande prazer de dirigir. Só saudade.

    ResponderExcluir
  2. Multas saudades , um sonho de consumo, ter novamente um para passear final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Um dos mais belos carros já produzidos pela nossa indústria nacional. Em nossa família tivemos um 500, não lembro o ano, pois era muito novo, um LTD/Landau 1975, teto de vinil areia, um galaxie 500 1978, e um LTD 1978. Sendo que o Landau 1975, foi comprado zero na revenda CEPRA da Ford da cidade de Cruz Alta, RS.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por essa belíssima iniciativa. Parabéns pelas informações super relevantes e esclarecedoras. Parabéns por manter viva a memória desse carro maravilhoso que nós tanto amamos.

    ResponderExcluir
  5. Herdei um Galaxie 1967 que conheço desde que nasci. Eu não sabia que tinham tantos detalhes catalogados. Muito bacana! Obrigado por compartilhar esse conhecimento.

    ResponderExcluir
  6. Quando nasci em Maio de 66, papai tinha um impala 1960 e uma C1416.
    Logo quando lançaram o galaxie ele trocou o impala em um preto. Em 69 ele trocou a C1416 em um LTD hidramatico verde. Em 1970 trocou o 1967 em um galaxie (sem o 500) branco. Em 1971 o Ltd deu lugar a um lindo LTD Landau azul marinho. Em 1973 o Galaxie foi trocado por um galaxie 500 com a frente nova, verde. Em 1974 o LTD landau 71 foi substituído por um LTD Landau ouro libra. Em 1975 o galaxie 500 passou a vaga para um LTD Landau Vinho., passando a existir dois modelos com vigia traseira pequena na garagem de casa. Em 1976 o 74 foi trocado por um LTD branco nevasca. Nesse período os negócios de meu pai estavam em crise. Em 1978 o 75 foi trocado por uma belina. Em 1979, num último esforço, papai trocou o LTD 1976 em um LTD 1979 turquesa Viena metálico. Esse foi meu primeiro carro, que ele me deu em 1984 quando tirei a carteira. Depois acrescentei, usados, um Landau 81 azul clássico e um Landau 76 série prata na minha garagem. No final do século foi minha vez de passar por uma crise e me desfazer dos três. Hoje morro de saudades e sonho em comprar um. Cada vez mais difícil com o preço de clássico antigo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário