Aqui é contada a história do Galaxie, 500, LTD e Landau de uma forma como você nunca viu. Com uma perspectiva de um apaixonado pelo carro desde 1998 que se formou Engenheiro Mecânico pelo seu amor ao carro e desde 2007 trabalha dentro da indústria automobilística.

Do início ao fim, uma linha do tempo de propagandas e notícias do Galaxie e de sua Fábrica - Parte 1

Essa publicação com certeza é uma das que demorarão mais tempo para ser lidas na íntegra, mas também foi a que demorou mais tempo para ser elaborada. Eu juntei muitos materiais que eu adquiri ao longo do tempo e estou colocando todos eles em alta definição para que os amantes do Galaxie possam voltar ao tempo e viver o auge dos seus carros. Vamos lá:

15 de Abril de 1953: o departamento interno da Ford enviava para divulgação da sua mais nova filha. A fábrica do Ipiranga que custou 15 Milhões de Dolares e montaria veículos com peças enviadas de vários mercados, como Estados unidos, Canada, Inglaterra, França e Alemanha. A produção que era limitada apenas para Caminhões perante acordo com o Governo Brasileiro previa uma montagem de 125 unidades por turno de 8 horas ou 1 caminhao a cada 4 minutos praticamente.


Reparem ainda na foto acima, que a planta contava com 2 pistas de testes, uma delas que posteriormente foi substituida por instalações para abrigar mais um processo fabril de seus carros.

13/Jul/1957: a ford fazia uma reportagem onde mostrava seu interesse na industrialização do País e também mostrava o cuidado que tinha com seus funcionários e com a propria população oferecendo visitações às suas instalações para conhecer como era feito o então caminhão "Ford Brasileiro" 

Essa notícia fala por sí só, uma delícia poder lêr ela e voltar ao passado onde os custos eram "mais folgados" que hoje em dia, e o desperdício era um algo inimaginável nos dias de hoje.

19/Nov/1957: Seis meses após a outra reportagem a ford se mostrava engajada com o crescimento da industria brasileira e mostrava que 33% dos tratores brasileiros era de sua autoria.

Sim, a famosa fábrica do Ipiranga também fabricou tratores durante esse período de expansão do Brasil. 

30/Ago/1958: Uma matéria e tanto, apresentando aqui o mencionado anteriormente, o investimento em sua área fabríl para usinagem dos motores Y-Block que eram fundidos na fundição da Ford em Osasco, também financiada nessa época.
Além de apresentar a história da companhia até o momento, ela mostrava um fato que muito nos agrada, ela menciona que em 1932 foi o primeiro ano de um Ford V8.

30/Ago/1958: Nessa foto podemos ver que a fábrica ja continha seu último prédio que seria destinado a usinagem de motores.

Que imagem! O prédio recém lançado na parte superior da foto ao lado da pista de testes repleta de caminhões novos em seu canteiro central aguardando seus destinos finais.

15/Ago/1959: A ford comemorava seus 40 anos de Brasil, com uma foto maravilhosa de sua fábrica em cores vivas retratando sua prosperidade ou que seu futuro seria brilhante em exatos 8 anos.

No canto inferior esquerdo pode se ver um 272 sendo testado em um dinamômetro. A foto da capa mostra a imponente fachada da planta principal, que eu já vi em alguns lugares sendo confundida com a planta secundaria que era o setor de peças e ficava do outro lado da Av. Henry Ford.

15/Ago/1959: Aqui podemos ver já como ela ficou quase um ano após a notícia de sua espansão. Nota se que o prédio em frente (na parte inferior da foto) cresceu e avançou em suas construções.

Nessa foto mostra bem as duas fachadas a qual me referi anteriormente. A da direita era a principal (que hoje não existe mais e abriga um Shopping, o Mooca Plaza), e a da esquerda era o prédio onde ficava o armazenamento de peças de reposição e oficinas de teste, e logo atrás dele a planta da fábrica de motores. Esses prédios ainda existem e abrigam outras empresas atualmente. Bom, e onde queremos chegar com tudo isso? Agora vem ele, la vêm o Galaxie! e esse lançamento vai ser algo pra lá de importante.

3/Jul/1965: Um ano e meio antes do início da produção dele, a Ford dava um jantar de 500 talheres, e seu gerente geral da John Goulden daria a notícia que mudaria nossas vidas (pelo menos a minha mudou e muito...) a Ford faria o Galaxie no Brasil, respeitando uma ordem para carros executivos e posteriormente colocaria o Brasil no patamar industrial mundial para automóveis.

O Galaxie sempre foi o auge do meio automobilístico, um jantar com festa oferecido para 500 pessoas, é muito mais que muitos casamentos, que diga se de passagem são bem caros, será que essa festa de "pré-lançamento" foi cara? Bom o Galaxie merecia!

16/Jul/1966: Em Janeiro de 1966 foi a terceira visita de Henry Ford II ao brasil para aprovação do Projeto Galaxie.

Realmente foi um lançamento importante, deslocando o presidente do Conselho administrativo da companhia ao Brasil para aprovação de um projeto. Estamos cada vez mais próximos de seu lançamento!

6/Ago/1966: Finalmente anunciam a data em que o povo brasileiro iria conhecer o Galaxie!

26 de Novembro seria a data do salão do automóvel onde o Galaxie debutaria para seus fãs brasileiros, nesse mesmo momento 3 outros carros (1966 americanos possivelmente) já sofriam a bateria de testes e validação do produto antes de entrarem efetivamente em produção regular (que se iniciou em 16 de Janeiro de 1967).

29/Out/1966: A primeira imagem oficial dele, e a mensagem marcante "Há um Ford Galaxie Brasileiro no seu Futuro"

E ela estava certa, houve um Galaxie em nossos futuros! O Galaxie "Arcadian Blue" dos EUA ou o Azul Infinito para o Brasil aparecia em sua primeira propaganda. Foto essa que o Cadastro Nacional do Galaxie têm em outra perspectiva vendo somente o carro de lateral e em preto e branco (ver nesse post).

12/Nov/1966: Albarus, posteriormente adquirida pela Dana, ganhou a concorrência para oferecer os diferenciais do Galaxie.

O Galaxie foi tão espetacular em todos os aspectos que a indústria de auto-peças teve orgulho de anunciar que suas partes estariam no carro, e a primeira foi a Albarus, que por coincidências do destino deu emprego àquele que viraria seu diretor por 24+ anos e que faria o ilustre pedido do mais que especial último automóvel da linha Galaxie produzido no Brasil (ver nesse link).

12/Nov/1966: A Ford mostra suas participações em projetos espaciais e o mais importante, anuncia que toda sua tecnologia estaria presente no Galaxie.

O foguete AGENA (RM-81) na foto divulgada pela NASA tinha cores que pareciam azuis bem escuras, não sei se a foto foi tratada mas possivelmente foi a razão pela qual a Ford adotou o nome para a cor Azul escura, contradizendo minha própria "teoria" para o nome das cores na gafe cometida pela própria imprensa da Ford nas propagandas onde ela citou o nome da cor (ver nesse link minha outra teoria).

24/Dez/1966: Anúncio do Galaxie para os próximos meses

Na foto podemos ver uma moça de vestido vermelho segurando o Catálogo da linha de 1966 da Ford Americana, onde o Galaxie constava também. As outras fotos contém modelos que estavam no salão do automóvel de 1966.

04/Fev/1967: O grande momento ainda não acontecera, porém os primeiros carros já haviam sido fabricados até esta data.

Doze dias depois dessa propaganda, no dia 16 de Fevereiro de 1967 a Ford faria em sua fábrica a cerimônia de lançamento, onde ela alegava que o primeiro carro deixava sua linha de produção. Essa afirmação para o povo era aceitável, mas sabemos e o Cadastro Nacional do Galaxie provou que não foi bem assim e que o primeiro carro foi produzido no dia 16 de JANEIRO de 1967. A data de fevereiro é erroneamente comemorada a data de lançamento, e por 2 grandes motivos ela é errada: primeiro não foi a data do primeiro carro (existem pelo menos 80 carros anteriores a ela) e segundo porque nem o Galaxie começou a ser vendido nessa data, enfim, o dia nacional do Galaxie é todo dia! Mas se fosse para escolher um, eu escolheria o dia do nascimento, 16 de Janeiro. Ao final de fevereiro a ford já havia produzido 230 Galaxies.

11/Mar/1967: Quem é a cidadã? Bom, em breve saberemos... mas reparem na data da publicação e que ela anunciava que o Galaxie estava para chegar nas concessionárias.

Essa foi a primeira vez que o marketing da época publicou o nome Galaxie com acentuação Gálaxie, devido às pessoas que não conseguiam falar corretamente o nome do carro.

25/Mar/1967: Uma estréia sensacional. O primeiro Galaxie do Rio de Janeiro foi içado no topo de um prédio

Enquanto era feito o lançamento do Galaxie no Rio a linha de produção fabricava em ritmo acelerado e aumentando gradativamente a produção. 

27/Mar/1967: A espera era longa!!
Ao final de março 687 Galaxies já haviam sido produzidos e como podemos notar o lançamento para vendas ainda não havia acontecido. Procedimento normal pois era necessário encher os estoques das concessionárias para atender a demanda inicial dos clientes. Mas a espera estava por acabar

15/Abr/1967: O tão sonhado dia chegou, lançado oficialmente o Ford Galaxie, 3 meses depois do seu início de produção, e 2 meses depois da festa de lançamento na fábrica.

15 de Abril de 1967, ele é oficialmente lançado para seus futuros e fiéis consumidores, com uma propaganda digna do carro, convidando seus proprietários a testarem sua velocidade máxima em uma rua deserta, coisa que possivelmente todos os Galaxeiros(as) já fizeram, pegar o carro em uma estrada e testar até onde ele navega. Na imagem um Branco Glacial com a placa de testes da Ford (e as calotas raiadas nunca vendidas no Brasil) um Verde Netuno com o Casal que aparecerá em uma propaganda em breve, e um Vermelho Marte.

15/Abr/1967:  A propaganda da era espacial, com suas cores e características interiores.

Notem a "gafe" do Marketing da ford trocando o nome das cores, bom, como eu disse no post sobre o lançamento eu cometeria o mesmo erro. Na foto vemos um Azul Ágena e a nomenclatura para as cores. externas e internas resultando em 60 possibilidades de combinações.

15/Abr/1967: O Automóvel! Sim, sem dúvidas, a propaganda ilustra a impressão ao dirigir e que todos se interessavam pelo Galaxie.

Em abril a ford produziu 717 Galaxies totalizando 1404 até então, e esse número aumentaria para 1050  carros em maio totalizando 2454 nos 5 primeiros meses de produção.

15/Abr/1967:  Tudo o que você espera de um automóvel está no Galaxie

Lembram da moça e do rapaz perto do Galaxie Verde Netuno? Então aqui estão eles novamente numa outra perspectiva ressaltando toda a tecnologia e especificações do Galaxie. Agora quanto ao rapaz estar apaixonado pela moça não dá pra afirmar, acho que ele estava pelo carro. Podemos ver a plaqueta ali na foto também, como eu gostaria de saber que carro eram esses das fotos, quem sabe eles ainda vivem.

15/Abr/1967: A Blindex também quis mostrar que estava presente no Galaxie

Uma propaganda da Blindex que tras uma foto mais que especial, o processo de pintura de uma carroceria do Galaxie.

15/Abr/1967: Lembram dela? Então a Krupp também quis mostrar que estava no Galaxie

Propaganda que foi criticada por machismo pela revista trip em 2009. Particularmente creio que foi mal interpretada pois na mesma propaganda quando a Kupp fala que ela vai dar mais valor ao seu carro ela esta se referindo que a Maria Helena Naquer estaria preocupada com a qualidade do carro, enfim.

15/Abr/1967: A Vulcan, fornecedora de quase toda a interna do carro também fez questão de mostrar seu feito.

Foto do Salão do Automóvel, um Galaxie Azul Infinito com interior Azul belíssimo. A vulcan fez tudo inclusive a roupa da moça, será? Não sei mas a propaganda foi muito bem bolada! Assim se encerrava as várias propagandas que foram ao público juntamente ao lançamento do Galaxie.


17/Jun/1967: Essa propaganda é bem conhecida, e muito bacana também!
O Galaxie não deixavam apenas as mulheres mais bonitas, deixou as ruas mais bonitas, BEEEEEM mais bonitas diga se de passagem.

15/Jul/1967: Falando anteriormente em ruas mais bonitas, olha aqui!

Pois é, vendo a propaganda anterior podemos imediatamente pensar que nao eram as mulheres somente, e sim as ruas, tanto que um mês após o marketing falou exatamente isso. 

16/Set/1967: Feito no Brasil por Brasileiros

Sim, o Galaxie colocou mais do que em dia a indústria automobilística brasileira com o que havia de melhor no mundo. O Galaxie definitivamente foi um automóvel à frente de seu tempo e infinitamente melhor que os carros nacionais e importados da época.


17/Set/1967: Um Domingo e uma maravilha de foto foi tirada. Nota se a propaganda  da Ford sobre o Edifício.

Essa foto do acervo do CNG foi tirada no Viaduto do Chá em São Paulo, o poste de iluminação não é mais o mesmo mas apresenta os mesmos tipos de lustres, e o Teatro Municipal de SP ao fundo  e o prédio que um dia abrigou a propaganda da Ford ainda se encontram lá, e um dia contracenaram com um Galaxie.

23/Set/1967: A tintas Ypiranga também quis mostrar seu orgulho de fazer parte dos Galaxies.

Para quem deseja pintar galaxies dessa época, talvez seja possível conseguir alguma informação ainda com as tintas Ypiranga, quem sabe eles não tenham os códigos ou as fórmulas das tintas ainda? 

28/Out/1967: Propaganda após a aquisição da WOB pela Ford.
Depois dessa união os carros da WOB ficaram muito melhores pois eles não passavam em vários critérios de validação da ford, mas ne foto vemos apenas um carro e alguns Caminhões e uma caminhonete. Com aproximadamente 7400 unidades do modelo 1967, em outubro de 1967 a Ford dava início à produção do modelo 1968, totalizando 9237 Galaxies produzidos em 1967.

27/Jan/1968: Galaxie 500 Bege Terra con interior Bege Pergaminho

Uma época onde o cinto de segurança não era obrigatório, a propaganda dizia que no Galaxie cabiam até 8 pessoas, e quem nunca colocou 8 pessoas dentro do Galaxie? Realmente é um estilo de vida!

27/Jan/1968: Galaxie: um estado de espírito, um estilo de vida

20/Abr/1968: Galaxie Verde Netuno com interior Bege Pergaminho: O primeiro aniversário, e a primavera proporcinada pelo ar condicionado opicional.

Voltando ao pensamento do começo sobre a data do dia nacional do Galaxie, pela propria ford o dia do aniversário foi em 16 de abril. Nesse momento eles ja contavam com mais de 11mil vendas sendo que o Galaxie 10000 foi produzido em 8/Fev/1968. Pode se notar também que nesse período houve a mudança do estilo de placa quando comparada a foto de 1967 no Viaduto do Chá.

20/Jul/1968: Interior Vermelho com o opcional do Ar Condicionado. Sem cintos de segurança.

Quase no final da linha 1968 a Ford anunciava novas cores, que já foram "carregadas" para o ano de 1969 como o Cinza Prata por exemplo.

04/Ago/1968: As gerações uma ao lado da outra.
31/Ago/1968:  Interior Bege Pergaminho. Note a ausência dos cintos de segurança, assim como no interior Vermelho. 

Desde 1968 fazendo Noivas felizes, e não somente elas mas os proprietários também que por vezes fizeram pedidos especiais para seus carros. O CNG conta com 4 carros de pedidos especiais de 1968, cores que foram "herdadas" da linha Willys.
Com aproximadamente 6900 unidades o modelo 1968 se despedia em outubro de 1968, dando espaço para a linha 1969 que traria bastante novidades.

Chegamos ao fim da Parte 1 da linha do tempo, e aí Gostou? Você têm alguma propaganda que acha legal e tem a data de sua publicação? Envie pra mim :) a parte 2 será publicada em breve começando com as propagandas do modelo 1969 trazendo suas novidades. O link será adicionado aqui também, fique ligado!

Um Galaxie Abraço

Acesse aqui a Parte 2

Comentários

  1. Não creio que a moça com roupa dourada (Vulcan) seja uma recepcionista do Salão. Olhe de novo: é a Regina Duarte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha não tinha reparado nisso! Eu nem prestei atenção nela na verdade... eu apenas olhei os detalhes do carro e fui na onda do texto!

      Excluir
  2. Na peça publicitária, sobre a modesta contribuição do Galaxie para embelezar as paisagens brasileiras, na terceira linha: "linhas sómbrias"??? A agência nem revisou o texto: linhas sóbrias (e certamente não sombrias). Tremenda gafe!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário