E aqui damos início à quarta e ultima parte do galaxie na mídia e nas propagandas. Para quem perdeu as edições anteriores não deixe de visitar elas aqui: (
Parte 1,
Parte 2 e
Parte 3) e para abrir em grande estilo, vamos com a linha 1976 que teve seu inicio de produção em outubro de 1975:
|
Nov/1975: A mais bela das pinturas, a linha de 1976 era lançada em Novembro de 1975 |
Todo mundo sabe que apesar de amar todos minha preferência no mudo dos Galaxies é a linha de farois deitados, cujo meu preferido mesmo é a linha 81 em diante (em especial o 83 pois nasci em 1983). Creio que a linha 1976 foi um desapego e uma mostra do que era capaz o design do Brasil, não sei se é porque foi meu primeiro carro mas eu não consigo achar nenhum outro Galaxie mais bonito que a terceira e última geração do Galaxie Brasileiro.
|
Nov/1975: Uma propaganda raiz, com uma lona de pintura no chão, o carro e a modelo. |
Até hoje não entendo como foi essa foto de lançamento da linha 76 (foto que eu tenho a original e postarei em breve quando falar do lançamento da linha 76) porém reparem no pinstriping dele, uma linha ultrafina, e bem espaçada uma da outra, pra mim indica que eles ainda não tinham certeza quando fizeram a foto, ou parece que ela foi feita na edição da foto. As linhas do carro ficaram maravilhosas.
|
4 Rodas edição 185 Dez/1975: Reportagem do Claudio Carsughi, um cara de respeito |
A 4 Rodas não deixou de fazer uma matéria sobre a recém lançada linha 1976, reparem que o pinstriping aparentemente é o mais bem definido.
|
4 Rodas edição 185 Dez/1975: O peso do motor 302 é de 205 kg e o peso do 292 é de 269 kg |
Como todos sabem tenho minhas "dúvidas" quanto a fidelidade dos testes que a revista fazia então eu vou me apegar ao que interessa, como as informações que as vezes o pessoal me pergunta, como peso de motor, etc. Outra grande informação aqui é que o Claudio menciona que a ford lançara o Galaxie no dia 2 de Abril de 1967, teóricamente estamos falando do momento em que ela colocou o carro a venda, deve ter sido uma espécie de anúncio em que a partir de segunda o carro estaria a venda, uma vez que dia 2/4/67 era um domingo.
|
4 Rodas edição 185 Dez/1975: Nessa reportagem nas frenagens fortes o carro nao se desequilibra |
Lembram na parte 3 quando a revista disse que a frenagem era perigosa etc? Então aqui não é mais, tudo bem que o carro passou por um re-desenho mas suas geometrias continuam muito próximas, aparentemente esse teste foi conduzido em outra estrada julgando pelas fotos, enfim...
|
4 Rodas edição 185 Dez/1975: Como sempre algumas coisas "chutadas" |
Vamos lá, os carros tinham exatamente a mesma dinâmica e os mesmos componentes e a ford declarava 1567kg para o Galaxie 500 e 1595kg para o Landau, ou seja quase 30 kg a mais. Na reportagem o 500 esta mais pesado quase 50kg, nunca pesei as duas transmissoes mas na minha cabeca creio que ambas (manual e automática) tenham pesos bem parecidos, uma vez que a automática é praticamente toda de alumínio (menos as engrenagens e eixos e partes do conversor de torque) mas têm 8.5L de fluído versus uma transmissão manual praticamente toda de ferro fundido e com um imenso e pesado platô e volante do motor. Enfim, mais uma vêz as coisas são meio estranhas, e pra mim as justificativas dos freios terem comportamento diferente entre 500 e Landau é mais um dos equívocos de medição sem controle. Os pesos estão trocados, como sei? Mais pra frente descobriremos.
|
07/Fev/1976: Uma propaganda bem conhecida da linha 76 |
Nessa propaganda podemos ver que o pinstriping do Landau já era o definitivo e semelhante ao padrão que foi usado até o fim de sua vida em 1983.
|
4 Rodas edição 191 Jun/1976: Comparativo entre todos os sedãs de luxo |
|
4 Rodas edição 191 Jun/1976: |
Coisas que eu não entendo, se reduzem o ruído ao mínimo, por que sua nota não é a mais alta? O que faltou para ter a nota mais alta?
|
4 Rodas edição 191 Jun/1976: Conclusão, o Galaxie é o melhor afinal não comparamos as mesmas categorias como a própria conclusão ressalta. |
|
4 Rodas edição 191 Jun/1976 |
|
4 Rodas edição 191 Jun/1976 |
|
27/Set/1976: O salão de 1976 não contou com a Ford |
Apesar dessa curiosidade que a Ford preparava mudanças drásticas para 1977 (não no Galaxie...) nessa imagem vemos uma foto do Presidente Médice analisando um Galaxie.
|
09/Out/1976: A Criminalidade era a mesma de hoje em dia.... |
Ludinho teve uma vida boa e um enterro melhor ainda, tinha um Galaxie em sua garagem e quando foi morto, seu funeral foi feito também com um Galaxie.
|
27/Nov/1976: Uma crise imaginária |
Não sou muito politizador apesar de quistionar muito meus amigos que tomam partidos políticos mas eu sempre sugiro que leiam, e essa matéria é muito bacana. Vale a leitura, e o entendimento de certas coisas, tudo bem que ela tem um ponto de vista do Joelmir (um cara que respeito inclusive) mas como eu disse, vale a leitura e política não é o foco aqui então voltamos ao foco com a continuação dessa matéria:
|
27/Nov/1976: Na continuação da reportagem existe essa bela imagem. |
Que imagem espetacular da fábrica do taboão em SBC, mostrando toda sua linha de 1976/1977 com destaque para os 3 melhores carros à frente, detalhe para o 500 Branco Nevasca com placas de fabricante e pneus banda branca, acessório para o 500 na época.
|
27/Nov/1976: Continuação da matéria para quem se interessar nela |
Mais uma reportagem da 4 Rodas agora mas eu parei de comentar elas, leiam e tirem suas conclusões, e eu terei o prazer de responder qualquer pergunta técnica :)
|
4 Rodas 205 de Ago/1977: Comparativo entre Alfa Romeu e Landau |
|
4 Rodas 205 de Ago/1977 |
|
4 Rodas 205 de Ago/1977 |
Lembram do peso do Landau anterior? Então, agora ele pesa 1780kg, portanto o peso da reportagem que comparou o 500 e Landau estava invertido...
|
22/Abr/1978: Uma das melhores propagandas em minha opinião também, o carro do Presidente |
Essa propaganda é fenomenal, essa frente é a mais imponente que eu julgo em todos os carros que eu já vi até hoje, sem dúvidas tinha que ser o carro do presidente. Propaganda essa que "lançou" a Fase 2 do Galaxie, 1 mês após o início de sua produção que teve início em Março de 1978. E a 4 Rodas quis testar no mesmo mês do seu lançamento como segue:
|
4 Rodas 213 de Abr/1978: O teste no Galaxie Fase 2 |
|
4 Rodas 213 de Abr/1978: O teste no Galaxie Fase 2 |
|
4 Rodas 213 de Abr/1978: O teste no Galaxie Fase 2 |
Aqui o Landau pesou 1786kg e ganhou 1 ponto no silêncio e confirmou o título de carro nacional mais silencioso, por que não têm a nota máxima?
Já que nos falta reportagem, que tal comparar o Alfa novamente com o Galaxie? Pois é 4 Rodas o fêz em menos de 1 ano porém dessa vez com o 500:
|
4 Rodas 216 de Jul/1978: 500 contra Alfa Romeo |
Sou suspeito para falar pois amo o Galaxie, mas desde pequeno sempre achei o Alfa feio de doer, o interior então, mais feio ainda, e mesmo crescido não consigo ver nada atrativo nesse carro.
|
4 Rodas 216 de Jul/1978: 500 contra Alfa Romeo |
|
4 Rodas 216 de Jul/1978: 500 contra Alfa Romeo |
|
4 Rodas 216 de Jul/1978: 500 contra Alfa Romeo |
A linha 1978 teve sua produção encerrada em Setembro de 1978 dando abertura para o início da produção da linha 1979 que traria muitas inovações, porém com o fim da linha 78 aqui encerro a parte 4 da trajetória do Galaxie.
Acesse aqui a
Parte 5 e última desta saga.
Um Galaxie Abraço!!
Show de artigo
ResponderExcluirSensacional
ResponderExcluir