Aqui é contada a história do Galaxie, 500, LTD e Landau de uma forma como você nunca viu. Com uma perspectiva de um apaixonado pelo carro desde 1998 que se formou Engenheiro Mecânico pelo seu amor ao carro e desde 2007 trabalha dentro da indústria automobilística.

O Primeiro Galaxie


No dia 16 de fevereiro de 1967 houve a cerimônia de lançamento do Ford Galaxie no Brasil onde segundo a história deixou a linha de produção o “primeiro” galaxie nacional, porém essa informação não foi bem verdade. Fato que essa data é até considerada por alguns como o Dia nacional do Galaxie. A notícia abaixo apresenta registros daquela ocasião:


Outra gafe cometida, foi na propaganda da Revista o Cruzeiro do dia 15 de abril de 1967 com as cores Azul Infinito (que é a clara) e Ágena (azul Escuro). Definições à parte, eu teria cometido o mesmo erro já que Ágena é um nome da estrela BETA CENTAURI que é a segunda estrela mais brilhante, e se brilha deveria ser a cor clara não? E o infinito considerado foi durante o dia para a lógica. Outra coisa interessante é a calota raiada que nunca foi disponível no Brasil porém era disponível nos modelos 1966 e 1967 americanos como mostra a figura:

Contrariando as informações da notícia e das datas publicadas nos livros o CNG descobriu exemplares produzidos em Janeiro de 1967 assim como o MAIS ANTIGO PRODUZIDO (clique aqui para ir para o outro post) no Brasil. Esse exemplar abaixo por exemplo que foi produzido no dia 15 de Fevereiro e é o “número 80” produzido e atualmente encontra se apresentando suas características originais e rodando:

E eu já acreditava que poderíamos ter alguns carros anteriores àquela data do lançamento, uma vez que a fábrica já teria rodado os carros de Validação de Pré Produção e já estava fazendo um banco para distribuição dos concessionários, e com minhas pesquisas do DENATRAN e em Diários Oficiais eu encontrei 5 carros anteriores ao 10080 sendo eles:
10017 – Chassi de Janeiro de 1967 com placas cinza de Joinville – SC – Cadastro N: 2981
10023 – Chassi de Janeiro de 1967 com placas cinza de Pelotas – RS – Cadastro N: 676
10037 – Chassi de Fevereiro de 1967 com placas cinza de Porto Alegre – RS – Cadastro N: 675
10051 – Cadastro N:1318 que segundo o Diário Oficial do Estado de SP de 21/10/1975 o carro em questão teria seu chassi de Janeiro/67 porém existem algumas inconsistências como por exemplo o ANO 1968 para ele, porém não faz sentido. Talvez foi algum erro de digitação justamente da letra mais importante no chassi, porém nunca saberemos.

Outro fato interessante é que já no seu lançamento o Galaxie atingiu as alturas! Pode não ter sido de vendas, afinal o carro era o mais caro nacional, mas ele foi colocado no topo de um prédio no RJ, fato que mostrava o quão alto patamar de conforto e requinte para um carro nacional em sua época ele poderia atingir.

Gostou?? Ajude a entender e resgatar a história do maior automóvel de todos os tempos. Faça parte dessa história.

Galaxie abraço!!!

Comentários