Postagens

Aqui é contada a história do Galaxie, 500, LTD e Landau de uma forma como você nunca viu. Com uma perspectiva de um apaixonado pelo carro desde 1998 que se formou Engenheiro Mecânico pelo seu amor ao carro e desde 2007 trabalha dentro da indústria automobilística.

3000 Galaxies cadastrados!!

Imagem
Hoje, dia 16 de Janeiro de 2020, no dia do 53º aniversário do início da produção do Galaxie a história do Galaxie no Brasil atinge uma marca histórica, que quando o CNG foi iniciado jamais se esperava chegar, 3000 carros cadastrados!! CNG 3000 - Marrom Lontra Metálico com Vinil Marrom E o dono da posição 3000 por ironia do destino foi um carro MARAVILHOSO e com muitas peculiaridades como gostamos! Chassi 39193 de novembro/79 finalizado em um sábado (1/dezembro/1979) Primeiramente ele é um daqueles carros que foi programado para ser produzido em novembro/79 e acabou sendo terminado em 01/dez/1979. Segundo que essa data era um SÁBADO! E eu já tinha escrito anteriormente sobre a produção aos Sábados. “Todos os carros são produzidos sequenciais, 1, 2,3,4,5.... Ah tudo bem, é um carro de fim de mês....” (antigomobilista que manja muito de tudo e só acredita em foto de época!) Pois é ele é de fim de porem os outros carros que se conhecem com chassi mais alto que ele

Quantos Landau Edição Especial foram produzidos?

Imagem
Durante muito tempo eu questionei o fato: “será que foram 300 E dição  E special (conhecidos como E.E. ) produzidos mesmo? Por onde andam esses carros?”. Propaganda veiculada em 3 de Agosto de 1979 Fato é que nunca vi um documento da Ford ou qualquer coisa “oficial” alegando tal número porém a informação que todos temos é a de um galaxeiro que era muito fanático pelo carro, o Enio Brandenburg, que tinha algum material ou alguma informação que o levou a publicar na Oficina Mecânica de Abril de 1995 que haviam sido produzidas 300 unidades apenas. E esta é a única informação que se tem e conhece (inclusive a mesma que foi usada no livro do meu amigo Dino Dragone).

O raro LTD Azul Clássico e SEM vinil de fábrica!

Imagem
O que fazer com um mercado órfão do Galaxie 500 desde setembro de 1979? Pedir um LTD sem vinil , porém com a cor exclusiva do irmão mais caro! Resultado: uma combinação MARAVILHOSA! (que é uma pena não poder ter placa preta... "ah menos que se tenha foto de época saindo da fábrica, afinal, podem se editar em photoshop!" Ass: Lusitano Criado com Avó) Padrão no LTD desde seu lançamento no modelo 1969 o vinil do teto era algo que dava um ar mais clássico e requintado ao Galaxie, porém nem sempre a história foi assim como se contam e contaram até o Cadastro Nacional do Galaxie descobrir alguns carros bem raros. Raro LTD  1980 Azul Clássico Metálico sem vinil de Plaqueta - COR: CO O Galaxie em qualquer uma de suas versões, sempre foi o carro mais caro do Brasil perante seus concorrentes diretos. Isso fazia com que alguns de seus consumidores ainda fossem além do que a Ford fazia como padrão e então os pedidos especiais aconteciam para confundir os montadores de vela

As chaves originais do Galaxie, LTD e Landau

Imagem
Alimentando o ensejo dos meus amigos frisinhos de plantão, essa é outra pergunta que eu já respondi  muitas vezes então esse post vai esclarecer de uma vez as dúvidas de muitos, vamos lá: Quantas chaves o Galaxie possuía e quais eram?   Três!!! Três chaves é a resposta correta. Todas elas foram feitas pela falida Indústrias Morcego, e todas tinham um emblema de um M circunstrito. (não considero a chavinha da antena como chave, mesmo porque nem todos tinham, mas enfim, falaremos somente das chaves Ford) Ok, adcionei essa foto justamente para mostrar a chavinha de antena porém nota se a chapinha redonda que continha o código para se refazer a chave. Vinham 2 chapinhas dessas uma para as chaves das portas/ignição e outra para o Porta Luvas/Malas 1- Um jogo de chaves para abrir Portas e para a Ignição do carro , que tiveram três modelos distintos: Portas e Ignição Modelo A - de 1967 até o modelo 1978 Fase 1 para LTD e Landau e até o Modelo 1979 para o Galaxi

Ford em Revista - A revista interna da Fábrica contando sua história e a do Galaxie

Imagem
Costumeiro de muitas montadoras, na época do lançamento do Galaxie a Ford também tinha uma revista interna, onde ela mostrava os acontecimentos para seus funcionários, e a edição número 17 de Março de 1967 foi uma das melhores em nossa opinião, ela retratou o lançamento do Galaxie. Nesse post além de trazer ela para vocês na integra eu vou colocar o texto extraído dela para quem preferir ler no post ao invés da imagem. (Pessoas com dificuldade visual) Contra-capa e capa Governador Sodré tira o primeiro Galaxie da Linha de Montagem Em companhia do sr. J. C. Goulden, Gerente Geral da Ford Motor do Brasil S. A., o governador Abreu Sodré, retirou, às 10,45 h do dia 16 de feve-reiro, da nossa linha de montagem, o primeiro carro fabricado pela Ford brasileira, o automóvel Galaxie. Depois, aproveitou a oportunidade para dar uma volta pela pista da fábrica. Perseguido pelo batalhão de fotógrafos presentes à solenidade, ávidos por ângulos espetaculares da presença do gov