Aqui é contada a história do Galaxie, 500, LTD e Landau de uma forma como você nunca viu. Com uma perspectiva de um apaixonado pelo carro desde 1998 que se formou Engenheiro Mecânico pelo seu amor ao carro e desde 2007 trabalha dentro da indústria automobilística.

O raro LTD Azul Clássico e SEM vinil de fábrica!

O que fazer com um mercado órfão do Galaxie 500 desde setembro de 1979? Pedir um LTD sem vinil, porém com a cor exclusiva do irmão mais caro! Resultado: uma combinação MARAVILHOSA! (que é uma pena não poder ter placa preta... "ah menos que se tenha foto de época saindo da fábrica, afinal, podem se editar em photoshop!" Ass: Lusitano Criado com Avó)

Padrão no LTD desde seu lançamento no modelo 1969 o vinil do teto era algo que dava um ar mais clássico e requintado ao Galaxie, porém nem sempre a história foi assim como se contam e contaram até o Cadastro Nacional do Galaxie descobrir alguns carros bem raros.

Raro LTD  1980 Azul Clássico Metálico sem vinil de Plaqueta - COR: CO

O Galaxie em qualquer uma de suas versões, sempre foi o carro mais caro do Brasil perante seus concorrentes diretos. Isso fazia com que alguns de seus consumidores ainda fossem além do que a Ford fazia como padrão e então os pedidos especiais aconteciam para confundir os montadores de vela de ponta cabeça que só conhecem os Galaxies de revista e folders da Ford.

Acabamento perfeito de fábrica assim como nos já aposentados Galaxies 500

A história de hoje não é diferente, e traz um carro para lá de fantástico, um LTD 1980 Azul Clássico Metálico, cor exclusiva de Landau (vixi como fazer uma placa preta?), sem vinil (vixi e agora?? Precisamos de fotos de época para comprovar, senão não tem direito a placa preta!) e para completar a cereja do bolo o belo pinstripe (faixinha branca na lateral é só de Landau, LTD dessa época não têm...). É, pois é, então dá uma comparada na foto do Landau 0km do Arno com a deste LTD:

Foto do Arno Berwanger  a bordo do Landau 1983 0km - Detalhe do pinstripe no acabamento da maçaneta de ambos os carros 

Ela realmente não era dos LTD mas isso prova mais uma vez que a Ford podia fazer caso o cliente pedisse, e neste caso acredito que foi realmente feita na fábrica pois o carro era um pedido fora do comum. Isso não caracteriza que todos LTDs podem ter o pinstripe de fábrica, sendo que muitos ganharam tal acessório na concessionária porém este abre precedente de que o LTD também podia ter o pinstripe de fábrica. 

Plaqueta de identificação - Cor CO: Azul Clássico Metálico + Teto SEM VINIL

Pois é, esse achado do Cadastro Nacional do Galaxie comprova mais uma vez que para o carro mais caro do Brasil, haviam pedidos e que a Ford atendia. Esse carro ajuda a justificar o porque do último Landau produzido ter seu código de teto a letra “S” justamente pelo motivo de ter uma modificação do teto e possuir vigia grande, ao contrário deste caso onde o “O” indica a ausência de vinil, uma vez que seu teto é do padrão normal porém o código sem vinil podia se aplicar.

Que carro maravilhoso!! E sem sinais de reforma!

E ai se arrisca a dizer que as calotas dele não saíram assim da fábrica?? Eu definiticamente não consigo afirmar isso.

Um Galaxie Abraço!!


Comentários

  1. existe alguma tabela de cores, com as formulas das tintas, ou paletas autenticas, que seja de confiança?
    (não tenho carro, mais quem sabe um dia...um Landau).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim está aqui no Blog a tabela com os códigos das cores disponíveis!

      Excluir

Postar um comentário