Aqui é contada a história do Galaxie, 500, LTD e Landau de uma forma como você nunca viu. Com uma perspectiva de um apaixonado pelo carro desde 1998 que se formou Engenheiro Mecânico pelo seu amor ao carro e desde 2007 trabalha dentro da indústria automobilística.

O polêmico modelo 1972 do Galaxie

Pois é, aqui estou eu mais uma vez falando sobre o modelo 1972 (e para você que não sabe o que acontece eu sugiro ler esse post aqui). Bom estava analisando mais uma vez os números de produção olhando especificamente  para o mês de Março de 1972.

Foto oficial de lançamento da linha 1972 no antigo sítio da Ford

A tabela abaixo  compreende toda a produção dos reais Galaxies modelo 1972 durante seus 7 meses de produção e os finais de chassis atualmente conhecidos no Cadastro Nacional do Galaxie para cada um dos meses. Segundo a ANFAVEA foram produzidos 306 Galaxies em Março de 1972 sendo que o CNG não possui nenhum carro daquele mês de produção atualmente mas fazendo algumas contas.



A coluna que mostra a quantidade do mês é calculada como sendo final do chassi do FIM do mês menos a de INÍCIO, porém como não possuímos nenhum carro cadastrado em março esses 97 carros foram calculados com o INÍCIO de Abr/1972 menos o FIM de Fev/1972 totalizando os 97 carros, porém como dito anteriormente a Ford divulgou para a ANFAVEA um total de 306 carros gerando uma diferença em números de chassis de 209 carros (ulltima coluna)

Somando a diferença para o próximo mês mais  a quantidade do mês devemos chegar a um número próximo dos números declarados para a ANFAVEA. Como não sabemos precisar exatamente quando o INÍCIO/FIM de cada mês começou alguns números são ligeiramente diferentes porém dá para se ter uma ideia com certa precisão.

Com isso analisando o total do que os chassis mostram e o que foi declarado para ANFAVEA chegamos a uma diferença de 98 carros a mais declarados. Porquê os números não batem?

 Abaixo temos o que está cadastrado no CNG sendo que se analisarmos que o primeiro carro de Abril considerado foi feito no dia 9 então a produção  do mês de março foi menor ainda do que as 97 unidades consideradas até então.

Creio que os carros de placas BUR7307 / IIJ5017 foram produzidos em Março de 72.

Enquanto eu escrevia esse post e analisava números eu tive uma outra idéia de como olhar os números, como o chassi não zerou entre 1971 e 1972 pensei em analisar tudo como se fosse uma coisa só, calculando uma data aproximada do inicio e fim de mês.



Analisando desta forma os números de chassis do CNG e ANFAVEA os números se mostram bem parecidos até chagar em Março/72 onde a diferença entre o final de Fevereiro/72 e Abril/72 aponta para a produção de 81 carros  (anteriormente 97 unidades sem fazer ajustes) de março/72 porém a ANFAVEA fala em 306!
Os acumulados ao final chegam a mostrar uma diferênça de 98 unidades (12912 menos 12810). Aparentemente (para não dizer nitidamente) os números foram acertados ali no final da produção do modelo 72 antes de entrarmos na produção da linha 73.
Outro ponto que podemos analisar é a produção de carros por dia baseado no Chassis (CNG) e nos dados da ANFAVEA, nota se que o modelo 71 teve uma tocada média de 20 carros por dia até chegar em agosto de 71 onde o número cai drasticamente  por 2 meses seguidos. Era normal o primeiro mês de um modelo novo tem uma produção média menor por conta da adaptação da linha. E analisando por esse ponto podemos dizer que o fechamento da linha 72 foi estranho.

Hoje pelo menos 22 Galaxies conhecidos no CNG foram transformados em modelo 1972 ou pelo menos até o chassi 04437 pode ter sido transformado em 1972.

Analisando os dados de uma outra forma (uma vez que essa alteração duplicou alguns dos carros produzidos) montei a seguinte tabela:


De acordo com os números da ANFAVEA foram produzidos 77647 Galaxies e fazendo a conta com os últimos chassis que se conhecem de cada ano cheguei ao total de 77672 (ou seja, 25 carros a mais do que o produzido. Com toda certeza os chassis finais até 73 devem faltar algumas unidades pois não acredito que eu tenha exatamente o último chassi daqueles anos, a única excessão é para o 83 onde tenho certeza que o 45241 foi realmente o último numeral de chassi produzido. Finalmente, analisando por esse lado esses 25 carros a mais ajudam a justificar os 22 conhecidos atualmente no CNG, porém a quantidade de carros que sobreviveram dos modelos 71 e 72 são inferiores a 6% portanto com certeza os números que eu tenho não compreendem os finais e inicios de mês precisamente e definitivamente teremos mais carros do que os números que conhecemos porquê não justificaria um esquema desse porte por apenas 20/50 carros. Se eu tivesse que chutar eu creio que pelo menos mais de 100 carros devem ter caido nessa situação. 


Efim, um Galaxie Abraço!

 

 

 

 

 



Comentários

  1. Tenho um Galaxie 1972 como faço pra cadastrar no cng

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    1. Me envia os dados e a plaqueta dele no valtbn@gmail.com ou pela Pagina do CNG no facebook https://www.facebook.com/cngalaxie

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