Aqui é contada a história do Galaxie, 500, LTD e Landau de uma forma como você nunca viu. Com uma perspectiva de um apaixonado pelo carro desde 1998 que se formou Engenheiro Mecânico pelo seu amor ao carro e desde 2007 trabalha dentro da indústria automobilística.

Landau Álcool

O primeiro registro de um Galaxie com motor álcool foi em maio de 1979 quando o carro do Governador Ney Braga foi adaptado para o combustível (ver aqui na segunda foto), posteriormente em junho de 1979 a Ford fazia propagandas do Carro Presidencial Álcool também. O Landau álcool teve seu início de produção em nov/79 já como modelo 1980,  sendo que eu acredito que todas as unidades produzidas até jan/80 foram apenas de carros oficiais pois houve produção, mas não houveram vendas.

Landau 1980 Álcool - Propaganda possivelmente com o emblema na posição errada (leia mais abaixo o porquê)

Landau 1980 Álcool - Especificações Técnicas

Entre fev/80 e abr/80 foram os carros de empresas, e somente em maio foram feitas as unidades para encher os estoques e serem vendidas aos consumidores comuns a partir de junho daquele ano como apontou a notícia do Estado de São Paulo abaixo:
O Estado de São Paulo - 11/jun/1980

Uma curiosidade do Landau Álcool é que na propaganda de seu lançamento ele saiu com o emblema do para-lama numa posição mais alta (veja na primeira imagem do post), que foi corrigido na propaganda de 81 (abaixo) e seguiu naquela posição até o final, que com certeza era mais harmoniosa que a primeira.  Seria esse mais um erro do marketing?  Eu creio que sim pois, se algum carro saiu assim eu acredito que apenas os carros das autoridades que pudessem ter o emblema em cima do primeiro vinco do para-lama, eu também acredito que nenhum dos 80 após mar/80 saíram com o emblema acima (pelo menos todos os que eu vi eram embaixo do vinco), ai vem a máxima, seguimos fotos de época ou seguimos o que foi feito realmente pela Ford? Há quem prefira fotos de época...

15/jun/1980 - A diferença entre um motor a álcool e um projeto - Realemnte o Landau era um projeto de verdade - Nota para  o emblema do para-lama

Landau 1981 Álcool - Imagem Clássica na frente do hotel Maksoud Plaza em São Paulo

Como mencionei acima, aqui o emblema já era mostrado  na posição correta abaixo entre o friso do para-lama e o primeiro vinco do para-lama. Outra curiosidade é que na época chamavam os V8 álcool de canavieiros por conta da quantidade de combustível necessária para alimentar a fera, fera anda fera come, no caso bebia... mas valia e vale cada centavo que ele bebe! A Ford anunciava que o Landau álcool fazia em torno de 5.8 km/L em seu campo de provas em Tatuí-SP. É possível, consumo de carros é muito relativo e depende de inúmeros fatores.

Landau 1981 Álcool - Especificações Técnicas

No vídeo abaixo que meu grande amigo Pietro encontrou, mostra que mesmo os primeiros carros governamentais nem tinham o emblema Álcool na lateral, o vídeo não tem data, mas acredito que seja por volta de junho ou julho de 1979.


Outra curiosidade é que se repararmos nas duas propagandas de 1980 e 1981 o comprimento do carro aumentou, bem possível que seja por causa da maldita garra de para-choque que era opcional nos 81-83 que anteriormente não entrava na conta por ser possívelmente a medida do Galaxie 500? Não saberemos, mas fica aqui mais uma das peripécias do time de Marketing que não sabia o que fazia, outro exemplo foi o peso onde em um mostra como estimado e o outro nao fala nada, e ambos diferentes.

Ao todo foram produzidos 2492 galaxies, entre Landau e LTD, movidos a álcool nos 5 anos em que foi produzido, um pouco menos da metade das ultimas 5500 unidades produzidas até seu encerramento em 3 de fevereiro de 1983, sendo que o último Landau Álcool que conhecemos é o 45130 que foi produzido no dia 28 de janeiro de 1983 juntamente com os chassis mais altos (45240 e 45241 ambos gasolina)

Último Landau Álcool que se conhece - 45130 de 28/jan/1983

Um Galaxie abraço!





Comentários

  1. Cara, mesmo que poucas pessoas comentem eu sou um dos que frequentemente passam pelo teu blog. Eu gosto dessas última séries de Galaxie/Landau, especialmente os modelos a álcool.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Patrick!! O Blog é meio ingrato e nã me avisa quando tenho um novo comentário. Tenho que entrar de vez em quando numa aba e ver se tem comentários. Obrigado por ler o blog!

      Excluir
  2. Boa Noite,quantos landau a álcool foram produzidos realmente eu tenho um 1980

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não falei meu nome acima me chamo Cassio Fadini

      Excluir

Postar um comentário