Aqui é contada a história do Galaxie, 500, LTD e Landau de uma forma como você nunca viu. Com uma perspectiva de um apaixonado pelo carro desde 1998 que se formou Engenheiro Mecânico pelo seu amor ao carro e desde 2007 trabalha dentro da indústria automobilística.

Qual é o rádio original do meu Galaxie?

Uma pergunta que muitos já me fizeram também e vira e mexe surge a dúvida é poxa, qual é o rádio original do meu carro?
A partir de hoje saberemos quais devem ser os rádios numa linha do tempo do início ao fim de produção, vamos lá!

O primeiro rádio do Galaxie que era opcional, mas eu diria que 90% dos carros sairam com ele, se estendeu até o modelo 1972 foi o Philco-Ford chamado “Push-Button” de ondas médias e curtas que tinha 5 botões (Desliga – 31 – 49 – Ondas Médias – Controle do alto-falante traseiro):

Push-button de 5 botões

Esse rádio era padrão nos LTDs e 500, o Galaxie Standard o rádio era opcional, sendo que seu painel padrão era sem rádio, sem relógio e tambem sem ventilação forçada como o painel abaixo:

Painel Standard sem rádio e sem ventilação forçada

Em maio de 1972 deu-se início a produção do modelo 1973 que teve duas fases também (além da conhecida e divulgada pela ford Fase 2 no Galaxie modelo 1978) o rádio de 5 botões seguiu firme no painel do Galaxie até Março de 1973, quando em abril de 1973 ainda no modelo 1973 houve uma mudança sutil em todo o painel e consigo mudou também o rádio para o mesmo “push-button” porém de 4 botões (Desliga – 31 – 49 – Ondas Médias) com ponteiro vermelho (que ornava com o ponteiro do velocímetro e de combustível) que duraria até o final da produção da linha 1975 em outubro de 1975.

Push-button de 4 botões e ponteiro vermelho

No final de outubro de 1975 começou a produção do Modelo 1976 que manteve o rádio de 4 botões, porém com uma sutil mudança, onde o ponteiro passou a ser branco para ornar com o ponteiro do velocímetro e do combustível. Esse rádio foi usado em todas as versões do modelo 1976 até 1978 Fase 1.



Push-button de 4 botões e ponteiro branco

Aparentemente em 1977 a Ford colocou opcionalmente uma versão de 5 botões com frequência modulada ou FM, que foi do modelo 1977 até o modelo 1978 Fase 1 em fevereiro de 1978. Até hoje vi apenas dois desse modelo ambos em carros 1977, portanto não consigo afirmar se foi ou não um opcional ou algo que fizeram (muito bem feito por sinal).
O rádio Push-button que tinha a frequência FM tinha inclusive uma luz vermelha para indicar sintonia de som stéreo entre os escritos FM e Stéreo, e pelo que parece era um opcional bem raro de se encontrar hoje em dia.

Push-button de 4 botões ponteiro branco com FM - Opcional Raro

Com a chegada do Fase 2 em março de 1978 (ainda como modelo 1978) veio uma mudança necessária, um rádio que atendesse as expectativas dos clientes que fosse compatível com a sensação do momento, a fita k7, e pra isso a Ford teve que contar com auxílio de um fornecedor e então veio a Bosch AB 543 como equipamento de série  para Landau e LTD e opcional para o 500 que vinha de série  com um “push-button” renovado feito pela Philco-Ford agora com a opção de FM (há controvérsias de que o 500 79 ainda continuava tendo o Push-Button, porém eu vi 4 carros que aparentemente eram originais com o Philco-Ford, talvez houvessem duas opções, eu não sei mas acho que não).

Toca Fitas Bosch AB543 - 1978 Fase 2 até o fim do modelo 1979

As máscaras de painel eram diferentes, sendo que para o Philco Ford ela era 10 mm menor que o Bosch no rasgo central onde ficava a frente do rádio.  Essa mesma máscara foi usada para todos os  Philco-Ford posteriores ao modelo 1979. 

Philco-Ford Push-button FM - 1978 Fase 2 até o fim do modelo 1979

Ambos os rádios acima deram adeus a linha juntamente com o Galaxie 500 no final de setembro de 1979. Com o lançamento da linha 1980 em outubro de 1979, a Ford trouxe como seu “ultimo” rádio o Philco-Ford toca fitas que veria o LTD morrer.

Philco-Ford Toca fitas tampinha  Cinza-claro (quase branca) - Modelo 1980 até Março de 1982

O mesmo rádio sofreria uma ligeira mudança em abril de 1982 trocando os botões de pequenos e plásticos para grandes e emborrachados, e a tampinha do compartimento da fita passava de cinza-claro para preta. Portanto o modelo 1982 teve 2 rádios (assim como o 1978) distintos que dependiam de sua data de fabricação para a correta aplicação.


Philco-Ford Toca fitas tampinha preta - Abril 1982 até o fim da Landau em fevereiro de 1983

E essa foi a evolução dos rádios do Galaxie ao longo de sua jornada de produção de 16 de janeiro de 1967 até 3 de fevereiro de 1983. Abaixo segue a lista simplificando a história acima:


  • Jan/67 até Mar/73 – Push-button de 5 botões
  • Abr/73 até Out/75 – Push-button de 4 botões e ponteiro vermelho
  • Out/75 até Fev/78 – Push-button de 4 botões e ponteiro branco AM
  • Set/76 até Fev/78 – Push-button de 4 botões e ponteiro branco FM (possivelmente opcional)
  • Mar/78 até Set/79 – Toca Fitas Bosch (LTD e Landau e opcional no 500) + Philco Ford Push-button FM
  • Out/79 até Mar/82 – Toca Fitas Philco-Ford tampinha branca e botões plásticos pretos com detalhe cromado
  • Abr/82 até Fev/83 - Toca Fitas Philco-Ford tampinha Preta e botões emborrachados grandes e pretos.
Quero agradecer em especial meus amigos Fábio Lopes  por ceder as fotos dos dois PBs ponteiros brancos e ao Carlos Abreu por ter me lembrado do modelo PB-FM.

Um Galaxie abraço!

Comentários

  1. Prezado Administrador, boa tarde.

    Considero-me um bom conhecedor de automóveis nacionais, possuo algumas coleções (4 Rodas desde o número "0" zero até dezembro de 2000, Motor 3 a Auto Esporte até passar para a Globo além de Clássicos do Brasil Ed. Alaúde e livros do falecido Fábio Steinbruch). E sou fã do Bob Sharp.

    Mas escrevo para dar os parabéns pelo excelente blog dedicado à um automóvel nacional: completo, esclarecedor, elucidativo e de leitura muito agradável.

    Apenas para sanar minha dúvida: no LTD 69 os botões do rádio desse ano (e só desse ano) eram pretos.

    Está correta essa afirmação?

    Atenciosamente,

    Carlos Eduardo Câmara Del Bianco

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