Aqui é contada a história do Galaxie, 500, LTD e Landau de uma forma como você nunca viu. Com uma perspectiva de um apaixonado pelo carro desde 1998 que se formou Engenheiro Mecânico pelo seu amor ao carro e desde 2007 trabalha dentro da indústria automobilística.

Quantos Galaxies foram Produzidos?

Quantos Galaxies foram produzidos?

77647, 77670, 77657 ou 81300 ou 82160?
Muita gente me pergunta, quantos foram produzidos? Eu sempre respondo teoricamente 77647 que é o que a ANFAVEA contabilizou. 77670 é o número que se encontra no Livro do meu amigo Dino porém deve ter tido algum errinho na digitação em 1971 onde o correto seriam 4400 carros e não 4423. O livro do meu amigo Gelson fala em 77657. O Cadastro Nacional do Galaxie possibilitou a descoberta de que algo aconteceu na linha.
Analisando os números de chassis do CNG por ANO/MODELO (por tanto a figura abaixo mostra quantos foram feitos aproximadamente de cada ANO/MODELO, e não os produzidos naquele ANO) eu chego à conclusão que a conta não fecha. A coluna "Início"e "Fim" mostram respectivamente o início e o fim de produção daquele modelo e as unidades compreendidas entre esses meses na última coluna.



Até o Ano de 1973 os chassis zeravam ao final do ANO/MODELO, portanto a quantidade de unidades teoricamente seria o número de chassis mais alto com algumas exceções (ver figura), a partir de 1973 quando o chassi mudou o formato da numeração ele zerou pela última vez e foi até o 45241. Portanto temos duas contas possíveis:

  1. 45241 + 856 (número de chassis de 73 do formato antigo) + cada ano até 1967 e essa conta dá 82160! (quase 4500 unidades a mais)
  2. Somar todas as quantidades de Ano/Modelo que dá aproximadamente 81312 (ou 3660 unidades a mais)


Ambos os números se apresentam bem maiores do que os declarados pela Ford ao GEIA/AFAVEA, aí a teoria da conspiração entra na história e a partir daqui o que eu vou escrever é o que eu acredito que aconteceu e se alguém discordar que apresente provas contrárias:

O ANO/MODELO 1972 foi um tanto quanto peculiar (para mais informações acesse esse outro post sobre os 72), primeiramente porque a Ford não seguiu o padrão na linha Galaxie, e pinou um outro 1 na frente do chassi (o 1970 começava com 0, o 1971 com 1, e o 1972 com 11 e no 1973 ela volta com o padrão iniciando com 3) o primeiro chassi 72 que aparece é na casa dos 2000 e feito em FEVEREIRO/1971 condizente com o modelo 71 que deixara de ser produzido em Set/1971 e não um modelo 72, e existem vários carros no cadastro intercalados com os 1971 portanto eu creio que muitos dos carros que foram vendidos como 1972 pela Ford Brasil foram no “jeitinho Brasileiro” e de fato não eram 72, e sim 71 com o chassis alterado para dizer que eram 72. Fato é que se descontarmos parte dessas unidades de 72 que começaram em 71 esse número chega perto dos números divulgados nos livros, portanto eu concluo que isso foi feito para poder “desencalhar” a linha de 1971 que por algum motivo não foi vendida. Coincidentemente hoje o ANO/MODELO que temos menos plaquetas é o de 1972. 
Portanto contamos com sua ajuda para desvendar esse mistério ou apenas confirmar minha teoria. Me envie sua plaqueta e faça parte do Cadastro Nacional do Galaxie e receba seu certificado contando a história do seu carro.

A história foi desvendada, acesse aqui.

Um Galaxie abraço!

Comentários