Aqui é contada a história do Galaxie, 500, LTD e Landau de uma forma como você nunca viu. Com uma perspectiva de um apaixonado pelo carro desde 1998 que se formou Engenheiro Mecânico pelo seu amor ao carro e desde 2007 trabalha dentro da indústria automobilística.

Galaxie 1971 ou 1972?


Propaganda de 16 de Junho de 1971

Galaxie 1971 ou 1972?  Pois é, no meu post anterior eu suspeitei que havia algo errado com os números de produção e depois de uma pesquisa em outros produtos da Ford eu fiz uma interessante descoberta que tenho evidências sólidas que por volta de 3000 dos Galaxies modelo 1972 na verdade eram 1971, que ou por super-produção, fraco mercado no ano ou até por competitividade com a Chrysler (que iria mudar sua linha) fazendo assim com que os Galaxies 71 fossem “re-pinados” pela própria Ford para serem transformados em modelo 1972 e serem vendidos como 1972.

Como provar tal descoberta e o “jeitinho” para re-fabricar os carros? Vamos aos fatos:



  • Em segundo lugar, quando a Ford assumiu a Willys Overland do Brasil em 1967 ela passou a produzir os carros (Jeep, Rural, Aero) seguindo a sua estratégia de Chassis (ver chassis na figura do Leilão acima), sendo o primeiro algarismo do chassi usado para definir o ANO/MODELO do carro (essa prática já era adotada nos EUA pela própria Ford em toda sua linha). Em 1970 a Ford do Brasil começou a usar no nosso amado Galaxie a mesma estratégia de Chassis da Willys e da sua Matriz americana (sendo que o Corcel já usava ela desde o seu lançamento em 1968) sendo eles:

0A – Modelo 1970 (todos os carros)
1A – Modelo 1971 (todos)
11A –Modelo 1972 (Galaxie, ou seja, pinaram um segundo 1 na frente do chassi)
2A – Modelo 1972 (Rural, Jeep, Aero)
3A – Modelo 1973 (Galaxie e primeiras Rurais de 73)

O “A” do chassi indica a linha de produção do Ipiranga enquanto no Corcel a ordem era exatamente a mesma, porém com um “B” referente a linha de São Bernardo do Campo. Portanto todos os produtos que a Ford fez (Corcel, Jeep, Rural) modelo 1972 tinham seus chassis iniciando com 2, com exceção do Galaxie fortalecendo mais uma vez a certeza que foram remarcados.
  • Por fim, para comprovar minha teoria o último ponto que comprova minha teoria é que geralmente a Ford mudava o ano modelo de sua linha em Setembro ou Outubro do ano anterior, ou o mais antecipadamente em JULHO! A linha de 1971 pelas plaquetas contidas no CNG acabou em Outubro/1971.

Entre os Chassi 01972 e o 04877 pelo menos temos carros 1971 que foram possívelmente convertidos em 1972. As datas dos dois carros destacados em verde demonstram que o numeral do chassi era coerente com a data de produção.

Existem diversos carros no CNG entre Fevereiro/1971 e Outubro/1971 que são ANO/MODELO 1972 de plaqueta e de chassi, porém a informação é conflitante e não existe nenhum Galaxie 1972 com chassi iniciando em 2. O carro vendido pela Pastore  (foto abaixo) é um exemplo de 20/Maio/1971 completamente fora de ordem.




Apesar de ter provavelmente "convertido" em 1972 pela própria Ford esse carro é um espetáculo! Gostou de mais essa descoberta que o CNG trouxe para você? E aí é 1971 ou 1972? Fato também que foi uma das linhas bem legais que foram feitas, que na época pode até ter ficado encalhada porém hoje é rara.
Você conhece algum 1972 que não está no CNG? Inclua e receba seu certificado de graça e ajude a reconstruir a história do maior carro do Brasil. Compartilhe!!

Galaxie Abraço!!!

Comentários

  1. Boa tarde..
    Prezados, tenho um LTD 1971..
    Porém, há uma divergência que eu gostaria de esclarecer...
    Nos dois locais de padrão do carro, na frente do painel corta fogo e na lateral direita do chassis, constam 11 dígitos de marcação sem sinal de adulteração...
    Mas no documento constam 12 dígitos..
    Poderia me confirmar quantos dígitos seria correto para o modelo 1971???
    Desde ja, obrigado...

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    Respostas
    1. depende, se for 1971 ele tería 11 dígitos, se for 1972 terá 12 digítos. Estranho isso mas era comum acontecer erros no DETRAN.

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