Aqui é contada a história do Galaxie, 500, LTD e Landau de uma forma como você nunca viu. Com uma perspectiva de um apaixonado pelo carro desde 1998 que se formou Engenheiro Mecânico pelo seu amor ao carro e desde 2007 trabalha dentro da indústria automobilística.

Quantos Galaxies foram produzidos? Quantos por ano modelo e por modelo?

Coincidentemente hoje, fizeram uma pergunta de quantos Galaxies haviam sido produzidos por ano, e escrevi recentemente a linha do tempo do Galaxie para o meu livro que conta com esses números então achei que devia criar uma publicação com esses números. Uma vez que tenho gasto o pouco tempo livre que tenho para escrever o livro do Galaxie, o Blog tem ficado meio “abandonado” e por isso decidi compartilhar essa parte do livro e responder à pergunta do amigo :)

Galaxies 1969 sendo produzidos e testados na Fábrica do Ipiranga em SP.

Obviamente o livro terá uma dedicação melhor ao tema, mas em resumo é o que temos para hoje.

As tabelas a seguir podem ser encontradas no CNG através desse link (clique aqui)

Segundo a ANFAVEA / GEIA foram produzidos 77647 Galaxies e não conhecíamos até então a quebra por modelos ou muito menos por ano modelo. Mas o Cadastro Nacional do Galaxie nos deu a possibilidade de entender os números e recriar uma tabela dividida por modelo com um erro de até no máximo 2% ou por volta de 100 carros dependendo do ano (alguns é bem menor por volta de 20 carros)
Segue a tabela:



Como você pode ver os únicos números oficiais são os destacados em azul. Com os dados analisados no CNG eu desenvolvi toda a estatística da produção para definir o número produzido de cada modelo de acordo com o erro que eu estimo em 2% como mencionei anteriormente para mais ou para menos. Portanto os números que não estão em azul podem variar em até uns 100 veículos tanto para cima quanto para baixo.

Para o livro vou trabalhar em fazer a mesma tabela acima porém por ano modelo ao invés de ano de produção.

A tabela a seguir mostra a produção por ano modelo. Algo INÉDITO até o momento e que nunca fora divulgada de forma oficial, uma vez que sabemos da existência do cambalacho do modelo 1972 (repare que por chassi poderia ter por volta de 4400 chassis modelo 1972 porém sabemos que houve um esquema e caso não se lembre leia aqui)


Os modelos mais raros são em ordem: 1983, 1982, 1981, 1972, 1980 e 1970. Porém se levarmos em consideração a idade do carro o 1972 poderia ser considerado o mais raro seguido do 1970 e depois fatalmente o 1983 por ser o ano modelo com menor produção.

Espero que gostem e que não vejam a hora de ter isso no livro assim como eu não vejo. Porém ainda vai demorar um pouco uma vez que o trabalho é muito grande e quero que seja um livro que não falte nada! Obrigado ao amigo Dino que me providenciou os anuários que me faltavam.

PS: reparou no detalhe da foto da produção? Um 500 com um acessório horrível, mas já vinha de fábrica....

Um Galaxie Abraço!

Comentários

  1. muito bom... landau é luxo, conforto e beleza em um carro só

    ResponderExcluir
  2. Fascinante, parabéns pela pesquisa! Aguardo o livro, vai ser um dos que vai para a minha estante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado!!! Estou com o tempo meio limitado mas escrevo de pouco em pouco! Vai sair!!

      Excluir
  3. Parabéns pelo belo trabalho.
    Tenho um Landau 1983!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Excelente informação.
    Coleciono miniaturas de automóveis na escala 1/43 e estou customizando Galaxie, LTD e Landau de diversos anos.
    Tive dificuldade em achar fotos do LTD 72 a 75 e com suas informações descobri que não haviam LTD com vigia grande nesses anos. Agora ficará mais fácil meu trabalho.
    Obrigado.
    Ademir - Florianópolis SC

    ResponderExcluir

Postar um comentário