Aqui é contada a história do Galaxie, 500, LTD e Landau de uma forma como você nunca viu. Com uma perspectiva de um apaixonado pelo carro desde 1998 que se formou Engenheiro Mecânico pelo seu amor ao carro e desde 2007 trabalha dentro da indústria automobilística.

Um Galaxie brasileiro naturalizado Alemão

CNG 477 - LTD Branco Nevasca chassi 23349 que roda hoje na Alemanha
Não é de hoje que sabemos que o Galaxie encanta a todos e não só os brasileiros mas também os estrangeiros. Existe um exemplar do Galaxie nacional o chassi 23349, um LTD modelo 76, Branco Nevasca com Vinil produzido em 21/06/1976, cadastrado sob o número 477 no CNG. Tá, mas você deve estar se perguntando, como esse carro foi parar na Alemanha? A narrativa abaixo é uma transcrição da história que a sua feliz proprietária, Michelle Müller, me contou há alguns anos.

Bem, o carro foi de um alemão louco que morou no Brasil (mais precisamente no estado do Parana) com sua esposa brasileira. Ele comprou o LTD e tirou o 302 para colocar um motor diesel Mercedes. Depois que ele teve que desistir de sua loja no Brasil, ele se mudou para a Alemanha novamente.
Em Hamburgo, a companhia de navegação queria seu dinheiro para a viagem, mas ele não tinha mais nada, então ele teve que deixar tudo os seus bens lá, incluindo o LTD!
Alguns anos depois, um dia recebemos um telefonema (temos uma loja que repara carros antigos americanos), e nos perguntaram se queríamos um Ford por pouco dinheiro, caso contrário ele iria para o depósito de lixo.

Momentos antes de seu "ressurgimento do pó"

A ligação veio a coincidir com a de um amigo procurando um carro americano antigo e barato para uma cena de acidente em um filme, então nós o compramos. Depois que esse amigo percebeu que o motor estava rachado ele não queria mais, então nós levamos o carro para o nosso lugar!
Ficou aqui por mais alguns anos. Ninguém queria este carro! Deixamos ele “escondido” ao lado de outros carros embaixo de uma garagem, e acabamos esquecendo ele de alguma forma...
Um dia eu decidi que queria um “oldtimer” (velha guarda) dos anos 70, e comecei a procurar na web, meu namorado então me disse para olhar aqui antes de eu olhar para outro lugar. Ele me mostrou alguns carros que usaria menos dinheiro para restaurar, mas eu também não gostei. Eu dei uma olhada debaixo daquela garagem “esquecida” e mal pude ver um pouco dos carros, foi então que eu vi e disse a ele:
- É esse que eu quero!
Meu namorado começou a rir, e me disse “Este carro??? É um exótico, você nunca vai conseguir peças... esquece!!”
Então eu fui para casa e procurei por um clube de Galaxie no brasil no Facebook e encontrei o Fernando Alegret, Dino Dragone entre outros e agora você (Valter Barragan Neto), desde então, de tempo em tempo eu descubro mais sobre o LTD, um carro que eu sou apaixonada!
Hoje o Galaxie roda com um motor modificado 351 V8 Ford, e faz um baita sucesso na Alemanha!
Bastidores da gravação do clipe Motor An - detalhe para a placa ainda brasileira

O sucesso que ela se refere é que Galaxie e já brilhou em dois clipes musicais (cá entre nós bem melhor do que o seu primeiro destino, que ainda bem não ocorreu), segue aqui os links dos vídeos:

Este de 2015 da banda OHRENFEINDT - Motor an (2015)

e este de 2016 da banda SCUMDOGZ - Sell My Soul

Mais uma dos bastidores da gravação de Motor an

Logo após eu ter feito a postagem no Facebook olha que mundo pequeno, o amigo Jonas Martin fez um relato que ele conheceu o tal alemão!  Devido a todas as coincidências (cor do carro, alemão,  Paraná,  etc) e "recheou"  a história com o seguinte relato:

O antigo dono de nome Bruno montou uma fábrica de pães integrais e pães de centeio "schwarze Brot" em Colombo, na estrada da Graciosa, tinha outros veículos diesel, esse LTD estava com motor e caixa 6 cil diesel de uma mercedes 74 e trambulador de opala "clek clek" (uma porcaria) na época instalei o trambulador da Mercedes nele, e foi posto um alternador de "besta" para usar a bomba de vácuo para o servo freio. O velho era fã de diesel só falava em alemão, enrolado com os negócios, não prosperou e disse que iria voltar para Alemanha, antes da partida meu pai já havia se mudado da fábrica, perdeu se o contato dele. Isso foi por volta de 2006.

O Galaxie da Michelle assim como muitos outros também faz parte do Cadastro Nacional do Galaxie, e o seu já faz parte? Uma curiosidade extra, no momento o Galaxie da Michelle perante ao CNG é o anterior ao Galaxie do Papa Joao Paulo II que foi modificado e usado em sua passagem no Paraná (veja aqui)

Um Galaxie abraço!


Comentários

Postar um comentário