Aqui é contada a história do Galaxie, 500, LTD e Landau de uma forma como você nunca viu. Com uma perspectiva de um apaixonado pelo carro desde 1998 que se formou Engenheiro Mecânico pelo seu amor ao carro e desde 2007 trabalha dentro da indústria automobilística.

Códigos de tinta dos Motores V8 Ford. O V8 cinza era álcool?


Como muitas outras curiosidades até então não conhecidas que o CNG trouxe para vocês, hoje eu trago mais uma, além dos códigos das tintas para pintar o motor (ver mais abaixo).

O Landau do ano modelo 83 teve seu início de produção em agosto de 82, chegando num total aproximado de ~650 unidades produzidas até seu fim de produção em 3 de fevereiro de 83

Dessas ~650 unidades apenas 125 foram produzidas no ano de 83. Uma minoria destes carros vieram com o Motor Cinza e Filtro de Ar Azul como o da foto abaixo. Alguns falam erroneamente que eram movidos a Álcool, uma vez que motores Cinza e Azul vinham equipando o modelo 83, porém, isso não é uma verdade e existiram motores de ambos os combustíveis em ambas as cores.

Tá, ok, mas por quê existiu esse motor cinza então?

Motor V8 302 com tampas cinzas. (não necessariamente todos os 1983 saíram com esse Motor)


Conheci aqui em Detroit um ex-funcionário da Ford que iniciou sua carreira na Ford de Windsor, mais especificamente na Planta 1, fábrica onde "supostamente" foram feitos os motores de parte dos Galaxies Brasileiros, porém nesses meus mais de 20 anos de Galaxie eu não vi um motor se quer de lá equipando um Galaxie pelas suas respectivas etiquetas de produção.

O fato até o momento é que TODOS os motores que vi foram produzidos na planta 1 de Cleveland dos EUA e eram enviados para Windsor e de lá pegavam seu destino final ao Galaxie Brasileiro. Esse ex funcionário me contou o porquê da diferença de cores, que se iniciou com os motores do ano modelo de 83.

Vista atual da Planta 1 de Windsor - Canada (2018) 

A Ford para o modelo 83 americano fez uma alteração na tampa do distribuidoe e no próprio distribuidor e para ficar distinta na linha de montagem passou a ser Cinza Ford, assim para combinar com a nova tampa viu se necessidade de pintar os motores de cinza também. E a linha 83 brasileira acabou recebendo algumas unidades dos motores cinza porém todos sabemos qual era a intenção da Ford Brasileira que não quis gastar mais nenhum centavo e queria matar o Galaxie, portanto montaram alguns carros nessa salada de cores.

Dos modelos 1974 até 1982 e a maioria dos 1983 os Motores 302 eram da cor Azul Ford sendo que tiveram duas tonalidades, Média e Escura porem ele não soube me precisar em que ano houve a mudança. No modelo 83 até 86 os motores passaram a ser Cinza Ford, porém essa cor só passou a ser constante em todos os motores a partir do primeiro trimestre de 83 uma vez que ainda haviam bastante peças em estoque da cor antiga, como o Landau parou de ser produzido em 3 de fevereiro de 83 ele não chegou a ter apenas motores cinzas.

Portanto o “mito” do motor cinza não tem nada a ver com ser álcool ou gasolina, apenas foi uma alteração necessária para distinguir uma nova peça.

Os códigos de tinta desses Motores eram:


  • Para o Motor azul,conhecido Como Azul Escuro Ford que aparentemente começou no modelo 1978* e foi até o modelo 1983 é o J3-4407 Esmalte da Sherwin Williams (cód Ford M-2075A). Tenho também o código DuPont que é o 24160A.  Abaixo temos os códigos de algumas marcas de tinta que seriam os mesmos do original:


* - tenho certeza do modelo 1978, porém aqui nos EUA para o Thunderbird alegam que essa cor foi desde 1968 até 1982/3 e eu acredito que houve somente essa cor desde o início.

  • O Motor Cinza era pintado com o Cinza Ford de código 33-33914 Laca Acrílica da Sherwin Williams (cód Ford: M-5895-E)


E aí curtiu? Para acessar o CNG - Cadastro Nacional do Galaxie visite o site, envie a foto da plaqueta do seu carro para receber o seu certificado de cadastro no CNG.


Um Galaxie Abraço!!


 

Comentários

Postar um comentário