Placa Preta ou Treta? Placa MAFIA!
CNGº 2 - LTD 1980 - Verde Itapeva Metálico |
Quantas
discussões já aconteceram por causa dela? Inúmeras, fato que é uma máfia.
Porque digo isso?
Antes de ir
aos fatos, vou dizer como funciona aqui nos Estados Unidos, no estado de
Michigan onde nasceu e se vive o auto/antigomobilismo:
- Veículo possuir mais de 26 anos
- Possuído apenas como item de colecionador
- Usado apenas para eventos, encontros e exposições
- Não ser usados no dia a dia (com exceção no mês de agosto onde sua circulação é livre)
- Pagamento da taxa de 35 dólares para licenciamento/emplacamento
Os
benefícios da placa de colecionador aqui são a isenção do IPVA e um seguro obrigatório
bem barato, isenção da adequação do veículo as leis vigentes de segurança, e
você solicita ela diretamente no “Detran” sem apresentação ou vistorias,
simplesmente com o documento do carro.
Agora vamos
para o Brasil e para os fatos:
O que fala
a lei no Brasil:
Art. 1º São considerados veículos de coleção
aqueles que atenderem, cumulativamente, aos
seguintes requisitos:
I – ter sido fabricado há mais de trinta anos;
(redação dada pela Resolução nº 127/01)
II - conservar suas características originais
de fabricação;
III - integrar uma coleção;
IV - apresentar Certificado de Originalidade,
reconhecido pelo Departamento Nacional de Trânsito
- DENATRAN.
§ 1º O Certificado de Originalidade de que
trata o inciso IV deste artigo atestará as condições estabelecidas nos seus
incisos I a III e será expedido por entidade credenciada e reconhecida pelo
DENATRAN de acordo com o modelo Anexo, sendo o documento necessário para o
registro.
§ 2º A entidade de que trata o parágrafo
anterior será pessoa jurídica, sem fins lucrativos, e instituída para a
promoção da conservação de automóveis antigos e para a divulgação dessa
atividade cultural, de comprovada atuação nesse setor, respondendo pela
legitimidade do Certificado que expedir.
§ 3º O Certificado de Originalidade, expedido
conforme modelo constante do Anexo desta Resolução, é documento necessário para
o registro de veículo de coleção no órgão de trânsito.
Art. 2º O disposto nos artigos 104 e 105 do
Código de Trânsito Brasileiro não se aplica aos veículos de coleção.
Art. 3º Os veículos de coleção serão
identificados por placas dianteira e traseira, neles afixadas, de acordo com os
procedimentos técnicos e operacionais estabelecidos pela Resolução 45/98 -
CONTRAN.
Art. 4º As cores das placas de que trata o
artigo anterior serão em fundo preto e caracteres cinza.
Art. 5º Fica revogada a Resolução 771/93 do
CONTRAN.
Art. 6º Esta Resolução entra em vigor na data
de sua publicação.
Agora vamos
aos fatos:
I – A primeira lei falava em 20 anos e foi
alterada pela resolução 127 de 2001, por isso é comum aparecer um carro com menos de 30 anos, por jurisprudência ela é emitida, basta ter algum amigo juiz.
II - vamos lá, onde está escrito que tem que ter 80 pontos? A lei é clara e
fala que o carro tem que conservar suas características originais. Se esses 80%
realmente existissem eles mostram que quem os fez foi a máfia que não entende
absolutamente nada de carro, mas eu posso ajudar, um carro possui cerca de 1800
peças (contando motor como uma peça, e a transmissão como outra, e assim com
outras grandes peças. Se quisermos ir ao nível de parafuso, então um carro pode
ter até 30000 peças), ou seja, das 1800 cerca de 360 peças do carro poderiam ser
trocadas e ainda conservar os 80% de Originalidade.
Outro ponto
interessante são os itens excludentes, onde está na lei que se um carro não
tiver seu sistema elétrico 12V original ele não pode ter o certificado? Onde
está escrito que o carro não pode ter insulfilm sendo que ele foi inventado em
1966 e antes disso os vidros eram pintados e essa moda ficou popular nos
Estados Unidos logo após a 2ª. guerra mundial (1945). Aí vêm a máfia, máfia essa
que condena um cara que vende uma placa “treta” como eles mesmo chamam, mas a própria
FBVA também faz a “treta” inventando o que deve ser original sem ter um
conhecimento real de como era a produção de carros ou dos anos em que os acessórios foram inventados e o pior, determinando como
deve ser o carro das pessoas, sendo que o mais importante é simplesmente desprezado:
“UM CARRO ANTIGO RODANDO NAS RUAS”
Fato que
essa placa serve para duas coisas hoje, alimentar o EGO de alguns proprietários
que criticam aqueles que têm um carro modificado ao seu gosto (por pior que
seja, o carro tem que fazer o dono feliz não as outras pessoas ou clubes). E a segunda finalidade é para inflacionar o mercado com
auxílio dos infelizes que vendem sentimento ao achar que por ter a placa ele
vale mais, se ele vale mais pra você NÃO VENDA!, nenhum dos meus carros estão a venda e nem estarão.
III - integrar uma coleção;
essa parte é que os clubes se prendem, pois eles acolhem o carro de
terceiros para sua coleção, o fato é que a definição de Coleção é a reunião ou
conjunto de objetos, ou seja uma pessoa qualquer que tenha 2 veículos antigos
poderia chamar de coleção, sendo que nem precisariam ser dois antigos. “Eu
tenho uma coleção de carros, um carro novo e um antigo” por exemplo.
IV - apresentar Certificado de Originalidade,
reconhecido pelo Departamento Nacional de Trânsito
Aqui é a
segunda parte onde os clubes se prendem, porém, o parágrafo segundo da lei diz
que a entidade que emitirá o certificado deve ser uma pessoa jurídica e sem
fins lucrativos que o intuito seja preservar os antigos. Entendi, aí quando
eles negam, eles obrigam um veículo a se adequar as leis vigentes de segurança
(que é mencionada no artigo segundo do 3 parágrafo sobre os artigos 104 e 105)
eles não estão fazendo o que supostamente deveriam conservar. Ah, e se é sem
fins lucrativos porque a vistoria é tão cara? Enfim não vou entrar nesse mérito
pois já comprei muita briga de graça e estou comprando mais uma com esse post.
Eu sou Galaxeiro,
AMO o Galaxie, seja ele original de plaqueta (meu número 2 do CNG e o número
393) ou completamente modificado assim como o primeiro carro do CNG, meu Landau
1983 Cinza Granito que hoje têm uma peça de cada um dos Galaxies que eu já tive
na vida e que vendi um pouco antes de me casar (transmissão e diferencial
manual de um Landau 77, motor álcool de um Landau 81, grade do 500 de um 1979 entre
outras coisas). Para quem não acompanhou a saga do último Landau com a FBVA basta clicar aqui.
CNGº 1 - Landau 1983 |
CNGº1 - Landau 1983 - Cinza Granito, Gasolina, Automático - Produzido em 23 de Dezembro de 1982 |
CNGº2 - LTD 1980 - Verde Itapeva, Gasolina, Automático - Produzido em 10 de Dezembro de 1979 |
O CNG foi criado com esse pensamento, preservar, contabilizar
os carros que ainda rodam sem e incentivar aos proprietários manterem viva essa paixão,e o CNG não têm NENHUMA DESCRIMINAÇÃO, AMAMOS TODOS OS
GALAXIES!!!!
Cadastros número, 1, 2 e 3 do CNG |
Cadastro nº 2 e o 393 |
Um Galaxie
abraço!!
Concordo plenamente, nem ligo, sinceramente, pra placa preta. É um detalhe, apenas. O que vale é o proprietário do veículo (se antigo 100%, 80%, 20% ou 0% original) se divertir com ele, detalhes são apenas detalhes. Meu antigo Volks sedã 1977 jamais passaria pelo crivo de uma vistoria de originalidade, mas eu me divertia com o carrinho. Prefiro, é claro, o original, mas é gosto pessoal, apenas. Importante é preservar de acordo com as suas possibilidades, necessidades e gostos pessoais.
ResponderExcluirParabéns pelo blog, excelente, e a iniciativa de fazer o CNG.
Cobrar R$1200,00 por um laudo e ser obrigado a gastar o mesmo valor de 5 em 5 anos (se não fizer o licenciamento será bloqueado no sistema do Detran), alem de ficar preso a anuidade de R$600,00 de clube, ai já é demais.
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