Aqui é contada a história do Galaxie, 500, LTD e Landau de uma forma como você nunca viu. Com uma perspectiva de um apaixonado pelo carro desde 1998 que se formou Engenheiro Mecânico pelo seu amor ao carro e desde 2007 trabalha dentro da indústria automobilística.

Linha Ford Galaxie – Série I vs. Série II

CNGº 22 - Belíssimo Galaxie 500 - 1976 Marrom Ginger Metálico com Vinil Areia de plaqueta

Muitos se confundem ou falam erroneamente a respeito dos Fase I ou Fase II. Fato é que essa transição aconteceu no meio do modelo 1978.
A Ford deu início na produção da Série II da linha Galaxie em Março de 1978, com isso o ano modelo 1978 teve dois modelos distintos, Série 1 e o Série II (ou popularmente conhecido como Fase 1 e Fase 2). Sendo que o Fase 1 foi produzido de Setembro 1977 até Fevereiro de 1978.
Matéria exclusiva sobre a Série II do Galaxie - 2 meses após o início de sua produção

As inovações da Série II mais marcantes foram o Para-brisa Laminado (ou degrade), o limpador intermitente com temporizador do para-brisa, pneus radiais, cintos de dois pontos retráteis dianteiros, novos bancos com novo acabamento em Kasman (aposentando o Jacquard), volante de 4 raios, e o começo da aposentadoria dos faróis Sealed-Beam (silibim) para a adoção dos faróis de Iodo. A lista de opcionais não era tão grande para um carro que já era bem “completo” de fábrica. Reparem que o Galaxie 500 à direita da foto tinha o opcional teto de Vinil. O CNG consta atualmente com 21 Galaxies 500 com esse opcional que era indicado pela segunda letra do campo COR da plaqueta desde os modelos 1973, como dá para perceber, são bem raros.
Outra curiosidade sobre a matéria é que o Landau ao centro era possivelmente um raro Areia Casablanca com Vinil Areia (que na materia consta erroneamente Branco) e o LTD Branco Nevasca II à esquerda estava equipado com a Mira do capuz que era exclusiva do Landau, no 500 não dá para afirmar pela dobra da revista, mas eu diria que não estava com a mira.
CNGº 333 - Belíssimo Galaxie 500 Série II - 1978 Branco Nevasca II com Vinil Preto de Plaqueta - Detalhe para o Parabrisa

Num comparativo direto entre os dois 500 mostrados acima, a única diferença externa visível é o para-brisa, lembrando que em um carro de mais de 40 anos não deve apenas ser analisado isso para constatar que ele é um ou outro, sendo necessário saber o mês de fabricação se for um modelo 1978. Você deve estar se perguntando, mas por que o carro do início do post é um 1976? E a resposta é porque é um  dos únicos da primeira etapa que remanesce com suas características originais conhecido e apresenta vinil de plaqueta para casar com a matéria da revista.

Linha 1978
Início da Produção: Set/1977 (com atualização para Série II em Março/1978)
Término da Produção:  Set/1978
As cores para o modelo 1978 foram: Preto Bali, Branco Nevasca II, Azul Ultramarino, Cinza Executivo Metálico, Marrom Florentino Metálico, os Pedidos Especiais, a linda cor Verde Plaza Metálico,   o Bege Champagne Metálico (depois do Branco e do Preto a cor que mais durou na linha).

Um Galaxie abraço!


Comentários

  1. O meu é um Landau 78 serie II automático cinza executivo e com o interno cinza claro nos forros de portas que fiquei sabendo a pouco tempo que era opcional de época. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. ESTOU RESTAURANDO MEU LTD 1978 A PLAQUETA DIZ QUE A COR E O CODIGO ZZ. SERIA BEGE CHAMPAGNE METALICO?
    NO MOMENTO ELE ESTA AZUL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se seu carro for modelo 78 na plaqueta sim, ZZ seria Bege Champagne Metálico com vinil preto

      Excluir
  3. Oi tudo bem
    Eu tenho um galaxie 500 landau 78 ele tá com a cor azul mas plaqueta tá MZ eu quero saber a cor original ?

    ResponderExcluir
  4. Por favor, é correto afirmarmos que os faróis de iodo vinham de fábrica no LTD 78 série II a 81 e no Landau 78 séire II a 83? E é correto afirmarmos também que o Galaxie 500 76-79 jamais saiu de fábrica com faróis de iodo assim como TODOS os Galaxies 67-75? Desde já agradeço por ajudarmos!

    ResponderExcluir
  5. Tenho um LTD 1976 COM o código de cor EY ALGUÉM sabe quais são??

    ResponderExcluir

Postar um comentário