Aqui é contada a história do Galaxie, 500, LTD e Landau de uma forma como você nunca viu. Com uma perspectiva de um apaixonado pelo carro desde 1998 que se formou Engenheiro Mecânico pelo seu amor ao carro e desde 2007 trabalha dentro da indústria automobilística.

As cores de 1974 e a homenagem da Ford às escolas de Samba do RJ

Muitos de vocês sabem que estou escrevendo o livro sobre a história do Galaxie, voltada a produção e também a originalidade dos carros ano a ano em detalhes.
Hoje quero apresentar uma parte da história que talvez poucos sabem e também coletar os modelos para participar do livro. :)

Para o modelo 1974 que teve seu início de produção na segunda quinzena de Agosto de 1973 (2 meses antes da crise do petróleo estourar) a Ford preparou uma "homenagem"as escolas de samba do Rio de Janeiro, batizando 3 cores de seu catálogo com nomes das escolas de samba do Rio de Janeiro sendo elas:
  • Verde Mangueira Metálico (Campeã do Carnaval de 1973)
  • Azul Portela Metálico (Vice Campeã do Carnaval de 1974)
  • Vermelho Salgueiro Metálico (Campeã do Carnaval de 1974)

Coincidentemente ou não as 3 escolas citadas acima estão entre as 4 com maiores torcidas, faltando apenas a Beija-Flor, portanto a "homenagem" da Ford teve outros interesses como por exemplo usar o fanatismo para chamar atenção à seus produtos dando a oportunidade de alguém fanático ostentar um carro com a cor de sua escola de samba favorita e quem sabe alavancar as vendas no estado do RJ.

Infelizmente as coisas não foram muito felizes para a Ford, uma vez que no final de 1973 houve a crise do petróleo e que viu preços aumentarem em até 4 vezes entre outubro e março de 1974. Mas se você pensa que isso afetou as vendas você está enganado, a Ford manteve suas vendas mensais que estavam na ordem de  440 unidades por mês. Infelizmente essas cores foram pouco usadas e a grande campeã da preferência dos proprietários de Galaxie foi a Verde Mangueira! Isso me faz pensar, será que se não houvesse a crise do petróleo as vendas seriam maiores? Nunca saberemos uma vez também que a classe que adquiria um Galaxie não se importava muito com crises uma vez que o carro era o mais caro do mercado nacional.
Voltando a nossa realidade, hoje o Cadastro Nacional do Galaxie conta apenas com uma unidade do Vermelho Salgueiro (que infelizmente foi desmanchado), 13 unidades Verde Mangueira e nenhuma de Azul Portela.

Caso você tenha um Galaxie (500 ou LTD-Landau) modelo 1974 com uma dessas cores e gostaria de ver ele em um livro me procure :) 

Outras cores disponíveis para a Linha Galaxie 1974 foram:

  • Sólidas:
Azul Colonial, Azul Regata, Bege Camurça, Branco Nevasca, Preto Bali, Verde Selva & Vermelho Jambo
  • Metálicas:
Azul Náutilus Metálico, Azul Portela Metálico, Azul Real Metálico, Bege Monza Metálico, Bronze Fogo Metálico, Castanho Persa Metálico, Ouro Libra Metálico, Prata Antares Metálico, Verde Jade Metálico, Verde Mangueira Metálico & Vermelho Salgueiro Metálico

Um Galaxie Abraço!

Galaxie 500 1974 Verde Mangueira Metálico
CNGº 291 - Galaxie 500 1974 Verde Mangueira Metálico - Produzido em 9/nov./1973

Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa, informações relevantes para os apaixonados pelo modelo desde o início dis anos 70. Tive a oportunidade de vê-los rodando aqui em sampa na época, sempre lindos, luxuosos e imponentes.

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria. Não conhecia essa tentativa de popularizar o Galaxie associando-o com escolas de samba. Ainda bem que não deu certo, ia virar modinha. Tive um Maverick GT verde mangueira. Pensei que fosse da árvore das frutas.

    ResponderExcluir
  3. Estou precisando do código da cor azul regata do Galaxy 74. Se alguém tiver agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1s-wrAn_qliron6L3SF01rcdhQMl5z2OJxIq0HZGcZmg/edit?usp=drivesdk

      Excluir
  4. Tive um LTD 74 azul portela, (com teto de vinil areia) do qual tenho algumas fotos, alguns pretos (que foram da presidência da petrobrás), e tenho hoje um LTD 74 verde nangueira, com câmbio automático!

    ResponderExcluir
  5. BOA TARDE. Parabens pelo blog.Sempre quis saber se o ultimo galaxie era vivo ainda.Meu primeiro carro foi um galaxie landau 1979 chassis LA6DXY37491.Comprei ele em 28 de abril de 1994 e fiquei 11 anos com ele,tive que vender por falta de espaço e dinheiro para manter.Guardo até hoje o RENAVAM dele e sempre acompanho se está vivo.Ultima vez que olhei estava em cascavel no parana e agora é vermelho. Quando era dono dele era preto bali.Tive muitos outros carros depois dele até importados,mas nenhum supera a meu ver o ford galaxie. Te pergunto porque exerce tanto fascinio mesmo depois de 37 anos do encerramento da produção? Vejo que o que era meu não aparece no CNG. Aqui em santo angelo rio grande do sul sei da existencia de 3 e não aparecem no CNG também

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe informar qual a cor referente ao código LY na plaqueta de um LTD 74? Acredito que o Y seja do teto de vinil areia, mas não consegui encontrar referências quanto à cor "L".

    ResponderExcluir
  7. Preciso Saber da cor de um LTD Landau 1974 mec, verde metálico. Na plaqueta a cor está descrita como " PZ ".
    OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo. Tivemos um Landau 1973 Prata Antares, placa AI 5770 de Curitiba -Pr, tem como descobrir se esse carro ainda existe ou que fim levou?

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo excelente trabalho meu Amigo! Nao encontrei a cor do meu carro, Landau LTD 1975 cir Grená. Sabes algo sobre essa cor?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia meu Amigo! Creio que tenho um Vermelho Salgueiro Metálico (luisroberto.wazlawick@gmail.com)

    ResponderExcluir
  11. Tenho um 500 1973 automático com ar condicionado na cor azul colonial

    ResponderExcluir
  12. Tenho um ltd landau 1974 verde mangueira .lucianojet@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Oii tudo bem? Me chamo Sabrina e recentemente comprei um Landau LTD 1974 para restaurar, mas tenho dúvidas sobre a cor dele pois está pintado de vermelho mas embaixo tem um dourado. Na plaqueta de identificação diz que a cor é FZ. Você saberia me dizer qual é? Gostaria de restaurar como original e seu blog é o mais completo sobre o assunto. Espero que possa me ajudar :) Muito obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário