Aqui é contada a história do Galaxie, 500, LTD e Landau de uma forma como você nunca viu. Com uma perspectiva de um apaixonado pelo carro desde 1998 que se formou Engenheiro Mecânico pelo seu amor ao carro e desde 2007 trabalha dentro da indústria automobilística.

O penúltimo Landau produzido, um pedido para lá de especial!

CNG 473 - Penúltimo (até o momento) Landau produzido

Se o último Landau produzido, carinhosamente batizado de Landau-500 (ver este post) pelo grande amigo e conhecedor da linha Ford Galaxie o Sr. Fabiano Tilli,  causou anteriormente uma grande discussão no mundo galaxeiro pelas suas características diferentes do comum, o penúltimo Landau que se conhece também tem características MUITO bacanas, além de também ser um Landau-500!
Foto antiga ainda com os pneus GPS70 faixa branca

Isso mesmo, como se pode ver ele também é um carro sem teto de vinil e com vigia grande, fato que para este exemplar ao contrário do ultimo produzido, não consta na plaqueta de identificação uma vez que o código cor está com CZ (Azul Clássico Metálico com Vinil Preto), porém, eu acredito que o carro passou por essa alteração na concessionária para a remoção do vinil, e possivelmente o inxerto do vigia menor feito na Ford.

O pedido especial desse carro foi feito na concessionara FORBRASA de campinas onde o proprietário fez o pedido de um carro com várias características diferentes além do teto bem como:

- Bancos Recaro Classic-C (um algo raro e caríssimo e raro hoje em dia, imagine na época!!), esses bancos possuem um trilho diferente e toda a parte do assoalho precisou ser adaptada para receber os bancos, adaptação essa mais do que perfeita e com acabamento consistente com o da Ford no aspecto de soldas, pintura e proteção anti-corrosão. (ver essa matéria em inglês sobre os bancos)
Bancos com controles elétricos e totalmente ajustáveis, inclusive com aquecimento!

- Transmissão manual de 4 marchas no assoalho + V8 movido a álcool: Essa alteração que foi a mais drástica, demandou outras alterações como na coluna de direção uma vez que a alavanca de câmbio não estaria mais presente. Com isso foram adaptados de forma “BEM perfeitas” a coluna de direção de DelRëy que por sua vez removeu o miolo de chave do painel com uma moldura sem o conhecido furo para o miolo (não é um enxerto é a máscara sem o furo!). O Volante por sua vez foi usado o do DelRëy também porem o emblema central foi feito o do Galaxie emblema esse que não existe para a linha DelRëy, tornando-o único que se conhece.
Mascara do painel sem o furo para o miolo de chave (não é uma tampa, não tem o furo!)

Emblema da coroa do Galaxie o mesmo introduzido na coluna C do modelo 1973
Os controles do limpador de parabrisa, também foram para a coluna de direção, e a parte iluminada LIMPADOR também é um "black-out"antes de ser recortado para receber o indicador translúcido.


Apesar de um chassi baixo de Dezembro/1982, eu acredito que esse carro foi o penúltimo e se não com certeza um dos últimos a serem produzidos. A grande quantidade de alterações que eu acredito que foram feitas em conjunto Ford+FORBRASA culminaram para a data de produção de 31 de Janeiro de 1983 (data em que a Ford terminou a produção do carro).
Detalhe da data na plaqueta de identificação 

Hoje esse maravilhoso exemplar se encontra na posição 473 do Cadastro Nacional do Galaxie e é propriedade do grande amigo e colecionador Alberto Júnior, do Rio de Janeiro. É uma peça mais do que rara que também contribui para a história de um final de produção que atendeu os mais criteriosos clientes do melhor e maior carro já produzido no Brasil, e também o mais caro de sua época!

Um Galaxie Abraço!!!

CNG 473 - O penúltimo Landau Produzido que se conhece




Comentários

  1. Por que não volta a fabricação novamente. Meu pai teve um zero na época e eu queria muito ter um nos dias de hoje. Os carros dos dias de hoje são uma porcaria.

    ResponderExcluir
  2. Faz um video do carro, principalmente trafegando...

    ResponderExcluir
  3. Alberto, boa Tarde
    Sou Candido, de Mirassol SP, tenho um Landau 1980, Azul Clássico tbém, final do Nr. do Chassi é 38737, que não está nesta lista. Vc sabe o porquê ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário