O Ano Modelo 1981 da linha Galaxie, a última re-estilização.
A linha Galaxie modelo 1981 foi previamente apresentada para a liderança da Ford do Brasil em 12 de Julho de 1979, antes mesmo do início de fabricação do modelo 1980 (outubro/1979). As fotos apresentadas na seção mostravam um modelo 1979 possivelmente Turquesa Viena Metálico com o para-choque traseiro com uma fita metalizada tampando o vão para as luzes de ré (da para reparar na foto).
Foto de apresentação do modelo para a liderança - Detalhe para a fita tampando o vão das luzes de ré que eram no para-choque |
Aparentemente a Ford teria tudo pronto para lançar esse modelo até como sendo 1980, mas acredito que algum componente não estava pronto (talvez os cintos de 3 pontos que iriam requerer um reforço da coluna B do carro) forçando ela a empurrar essas alterações para o modelo 1981, com o começo de produção apenas no início de Setembro de 1980 ai sim trazendo as inovações finais para a linha e a última re-estilização do carro no Brasil.
CNG º33 - Landau 1981 Álcool Branco Nevasca II - Detalhe da Grade no vão do para-choque |
O primeiro carro modelo 1981 que se conhece é o 41656 de quinta-feira, 4/set/1980 que infelizmente foi desmanchado. A reportagem do Poti que é de quase dois meses do lançamento da linha 81, além de contar algumas das novidades fala em uma cor Verde Palma Metálica, que além de não conhecermos nenhum carro ela provavelmente não existiu, ela possivelmente foi confundida com a Verde Gramado também citada na matéria.
Notícia de época sobre o lançamento da linha 1981 |
O modelo 1981 também foi o modelo de lançamento do interior Kasman Azul Marinho (bancos, forros de porta ev também o carpete do assoalho) que na maioria das vezes enfeitou os interiores dos Landau Azul Clássicos. Com freios mais eficientes (pinça retrabalhada para comportar pastilhas maiores), novas barras estabilizadoras e os cintos de segurança de 3 pontos entre outras pequenas modificações.
CNGº 33 - Interior Kasman Azul Marinho (Forro de Porta e Bancos) |
E também foi em 81, diferentemente do que muitos pensam, que as luzes de ré saíram do para-choque traseiro para integrar o conjunto de lanternas, já que muitos carros foram atualizados/modificados na época para parecer com o último modelo, principalmente os modelos 1980. Internamente além da terceira cor disponível uma leve mudança no painel, o velocímetro passou a marcar 180 km/h ao invés de 200. Por fim, na parte dianteira do carro a única e sutil alteração foi a inserção de uma pequena grade no vão do para-choque dianteiro somente para o Landau. O carro da foto abaixo é o 1981 mais antigo até o momento número 968 do CNG.
CNGº 968 - Detalhe da nova traseira e também é possível ver o cinto de 3 pontos |
Atualmente 38 dos 91 cadastrados de 1981 saíram com o interior Kasman Azul Marinho sendo quatro deles Branco Nevasca II como o da foto do início do post que é o carro número 33 do CNG, alguns Prata Régio Metálico, e um único Preto Bali. Quanto ao último 1981 que “conhecemos” é um LTD chassi 43576 de placas de Cuiabá (JYZ2887) que não apresenta seguro do DPVAT o que pode representar que esse carro está abandonado ou o pior já foi desmanchado, e que também é o PENÚLTIMO LTD produzido, o último eu falei sobre ele nesse post aqui. Foram produzidos aproximadamente 1920 galaxies modelo 1981, em sua grande maioria movidos a álcool.
As cores para a linha 1981 foram:
Preto Bali, Branco Nevasca II, Azul Clássico Metálico, Azul Gêmini, Verde Gramado Metálico, Prata Régio Metalico, Vermelho Versailles Metálico e é claro os Pedidos Especiais.
As alterações mecânicas foram até o fim de sua linha em 83, sendo que a única alteração visível para o modelo 1982 foi a troca do Rádio (Philco Ford de tampinha preta e botões maiores), e por fim em 1983 o Landau receberia as calotas com uma porca central, perderia a antena elétrica em alguns carros e por fim a parte da carroceria onde iam as lanternas traseiras deixaria de ser pintado de preto também em alguns carro, mostrando já a decadência do processo de produção e a necessidade de otimizar o tempo de produção de um carro que era essencialmente "artesanal".
Rádio original para os modelos 1982 e 1983 |
Gostou? Ajude-nos a entender a história do maior automóvel de todos os tempos. Faça parte dessa história, enviando a plaqueta de seu Galaxie para que eu possa adicioná-lo ao Cadastro Nacional do Galaxie.
Um Galaxie Abraço!
Como sempre o espelho do lado esquerdo nunca foi presente na linha e era fornecido como um acessório. |
A grade do para-choque já era planos antes mesmo da linha 1980, porém só veio equipar os carros no modelo 1981 |
Uma dúvida: O câmbio manual existiu no Landau para o ano de 1980? Já li em vários lugares que no ano/modelo 1980 a Ford disponibilizou o Landau apenas com o cambio automático, mas eu tinha um tio (já falecido) que possuía um Landau ano 1980 (tenho certeza do ano) na cor Azul Clássico, com os forros de porta e bancos do ano/modelo 1980 (lembro bem disso também), muito íntegro e que tinha câmbio manual. Meu tio tirou esse carro ainda zero km da loja e, muito provavelmente, possuía cambio manual de fábrica. Será que em 1980 ainda saíram Landaus com câmbio manual?
ResponderExcluirNa teoria não. A Ford anunciou que a partir de 1980 não faria mais o Landau manual, porém eu acredito que algum pedido especial deve ter acontecido e ela atendeu. Assim como os LTD e Landau sem vinil, e por exemplo ela disse também que em 1981 não haveriam mais (nem LTD ou Landau) com cambio manual e eu sei de um COMPROVADO com plaqueta. Outra coisa que pode ter acontecido também era a troca na concessionária, nunca saberemos se não acharmos o carro.
ExcluirO escapamento eraduplo também no LTD 1980 ? Belo trabalho😀
ResponderExcluirsim!!
ExcluirBoa noite,
ResponderExcluirSou de Campinas - SP, adiquiri a pouco tempo um Galaxie Landau 1980/1981, na cor Azul Classico, interior Kasman Azul Marinho. Placa "CEL 7108", para constar no Cadastro Nacional do Galaxie.