Aqui é contada a história do Galaxie, 500, LTD e Landau de uma forma como você nunca viu. Com uma perspectiva de um apaixonado pelo carro desde 1998 que se formou Engenheiro Mecânico pelo seu amor ao carro e desde 2007 trabalha dentro da indústria automobilística.

As chaves originais do Galaxie, LTD e Landau

Alimentando o ensejo dos meus amigos frisinhos de plantão, essa é outra pergunta que eu já respondi  muitas vezes então esse post vai esclarecer de uma vez as dúvidas de muitos, vamos lá:


Quantas chaves o Galaxie possuía e quais eram?  
Três!!! Três chaves é a resposta correta. Todas elas foram feitas pela falida Indústrias Morcego, e todas tinham um emblema de um M circunstrito. (não considero a chavinha da antena como chave, mesmo porque nem todos tinham, mas enfim, falaremos somente das chaves Ford)
Ok, adcionei essa foto justamente para mostrar a chavinha de antena porém nota se a chapinha redonda que continha o código para se refazer a chave. Vinham 2 chapinhas dessas uma para as chaves das portas/ignição e outra para o Porta Luvas/Malas

1- Um jogo de chaves para abrir Portas e para a Ignição do carro, que tiveram três modelos distintos:


Portas e Ignição Modelo A - de 1967 até o modelo 1978 Fase 1 para LTD e Landau e até o Modelo 1979 para o Galaxie 500
Portas e Ignição Modelo B- do modelo 1978 Fase 2 até o modelo 1981 de LTD e Landau
Portas e Ignição Modelo C- do modelo 1982 até o fim da linha em 1983


Nota se que essa chave adicionava uma terceira pista que acrescentava mais sergurança ao sistema de trancas e ignição do modelo. Fora isso ela era idêntica ao modelo B.

2 - Um Jogo de chaves para Porta Malas e Porta Luvas – Isso era uma coisa muito comum nos Estados Unidos onde você poderia deixar seus pertences guardados no carro e deixar ele tranquilamente com os manobristas em estacionamentos que seus pertences estariam trancados. Essas chaves também tiveram três modelos distintos:


Porta Luvas e Porta Malas Modelo A - de 1967 até o modelo 1978 Fase 1 para toda a linha
Nota se que essa chave possuia a face de gravação do segredo de forma espelhada em relação a Chave de Portas/Ignição, e foi assim para todas as chaves. Essa chave é uma reprodução pois a original contem o M circunscrito como eu mencionei e pode se ver na chave abaixo.


Porta Luvas e Porta Malas Modelo B - deo modelo 1978 Fase 2 até o fim do Modelo 1981
Porta Luvas e Porta Malas Modelo C - do modelo 1982 até o fim da linha em 1983

Assim como na chave de portas/ignição a chave de Luvas/Malas também ganhou a terceira pista sendo essa a única diferença do modelo B. 

3- Um jogo de chaves da tampa do tanque de combustível – Essa não existiu em todos os carros pois foi opcional até pelo menos o modelo 1972 (como eu já falei anteriormente). A partir do modelo 1973 a tampa do tanque era padrão Cromada com um aro preto. No modelo 1976 ela passou a ser preta, de metal, e foi até o fim da linha em 83, porém a chave do tanque teve um único modelo, do início ao fim:


Tampa do Tanque de Combustível - do modelo 1970 até o fim da linha em 1983

Essa é a mais difícil de ser vista nos chaveiros dos Galaxies, um dos motivos é porque ela tinha somente o segredo de um lado, "funcionando" somente em uma posição e isso incomodava um pouco alguns proprietários. Quem fazia o tampa e as chaves era a empresa Click, que depois passou a oferecer no mercado de reposição a mesma tampa porém com a chave de dois lados que podia ser usada de qualquer forma, porém ela não manteve os emblemas da ford nas chaves e usou seu próprio nome "Click".

QUALQUER CHAVE DIFERENTE DESSAS DESCRITAS ACIMA NÃO É ORIGINAL!!

Essa mensagem vai para os espertinhos do ML e Facebook que colocam uma foto de uma chave com um saquinho da Ford escrito peça de reposição. Os famosos antigoportunistas!

Um Galaxie Abraço!!!

Comentários

Postar um comentário